O Instituto Nacional de Meteorologia tem sido frequente em seus avisos de tempestades. De acordo com ele, há possibilidade de tempestade iminente em inúmeros locais.
Por isso, este artigo tem como finalidade, esclarecer ideias a respeito do assunto e trazer informações pertinentes sobre ele.
Inmet libera aviso de tempestade iminente em vários municípios
Está procurando saber se sua região será atingida com risco de tempestade iminente? Afinal, nessa transição de verão para o outono no mês de março, as chuvas se tornam frequentes. Com isso, a preocupação sobre fortes chuvas cresce.
Logo abaixo, confira como será a previsão do tempo em alguns locais do Brasil. Além disso, veja se a sua região corre o risco de ser atingida por essa tempestade iminente.
As tempestades nesse período do ano
Com o fim do verão e o início do outono, sempre há previsão de chuvas. Isso ocorre devido aos diferentes tipos de massas de ar que colidem. E consequentemente, geram a precipitação em diferentes regiões do Brasil.
Com isso, as áreas do Centro-Oeste e Sudeste brasileiros se encontram sendo atingidas pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul). Em resumo, se trata de uma zona úmida de nebulosidade que proporciona chuvas nessas regiões durante o fim do verão.
Sendo assim, principalmente nessas duas localidades, haverá chuva até o final do mês de março. Entretanto o Centro-Oeste será o mais atingido devido a maior concentração dessa umidade nesse período do ano.
Agora, sim, veja sobre o aviso de tempestade em diversos municípios se acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia no próximo tópico.
Municípios com avisos de tempestades iminentes
Começando com Corumbá e Ladário, que são vizinhos em Mato Grosso do Sul, há a previsão de 25mm de chuva por dia durante a semana. Porém, os dois locais terão temperaturas altas durante o dia, chegando a 34°C. Entretanto, à noite haverá as tempestades e fortes chuvas.
Ainda na região Centro-Oeste, no estado do Mato Grosso, o município de Rondonópolis também será atingido pela onda de tempestades. Podendo assim, ter índices de chuva até 50mm no dia, com ventos intensos e queda de granizo.
No sudeste, mais precisamente em São Paulo, continuará com fortes temporais com risco de mais alagamentos e deslizamentos de terras em Mogi das Cruzes, São Sebastião e a região do Porto de Santos.
O Sul será pouco atingido, porém, também haverá tempestades com menos intensidade, na região metropolitana de Curitiba e no nordeste do estado do Paraná,
Portanto, se você morar em alguns desses municípios e cidades, procure se abrigar durante essa primeira semana do mês de março.
O que fazer em situações de alagamentos
Perante o aviso de tempestades iminentes e ao grande risco de alagamentos e deslizamentos de terras, confira como se proteger.
Inicialmente, fique longe de eletrodomésticos que estão conectados a uma tomada. Principalmente aqueles que consomem mais energia como TVs, computadores, geladeiras, etc. Se puder desliga-los, é a melhor opção. Afinal, com intensas quedas de energia, é comum a perda destes componentes elétricos.
Se estiver fora de casa durante o início da chuva, se afaste de locais próximos a árvores e procure abrigo imediatamente. Por exemplo, um lugar coberto e seguro, como lojas, restaurantes. Aliás, dê preferência a locais que fiquem acima do nível da rua.
Como proceder em situações de deslizamento de terra
Os casos de deslizamentos de terras são recorrentes quando há tempestades. Sendo assim, o que fazer para se proteger? Confira abaixo.
Em primeiro lugar, ao menor sinal de deslizamento, a Defesa Civil recomenda que, se possível, pegue somente o necessário como documentos. Em seguida, saia imediatamente do local.
Assim como nos casos de alagamentos, é fundamental procurar um abrigo protegido e seguro. Mas, antes, verifique se é um local que não tenha risco de deslizamento nas redondezas.
Por fim, para manter-se protegido nesses casos em que há risco de desabamento por conta dos temporais, contate imediatamente a Defesa Civil, por meio do número 199. Assim, o órgão mandará uma equipe para proteger a sua casa e também recuperar seus itens nela.
Portanto, essas foram as informações ditas sobre o risco de tempestade iminentes e o que fazer em casos de deslizamentos ou alagamentos. Novamente, em casos urgentes contate a Defesa Civil, pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros. Para isso, basta ligar para o número 193.