Cronograma de feedback: Como montar um?
Ao montar um cronograma de feedback você constrói uma cultura mais positiva no seu espaço de trabalho. Isso porque você conseguirá desenvolver o time e ainda fazer com que ele fique mais engajado e motivado.
Mas como montar um cronograma que seja consistente? O que fazer para garantir um equilíbrio nesse sentido, que realmente traga resultados no médio e longo prazo?
Neste texto, elaboramos um passo a passo que pode lhe ajudar a elaborar a sua agenda de feedbacks periódicos. Acompanhe!
Como montar um cronograma de feedback?
Um cronograma de feedback precisa ser desenvolvido com muita atenção. Isso porque não basta dar feedbacks de forma aleatória, de tempos em tempos, sem critério algum.
Mas sim, é necessário organizar uma rotina que torne possível você dar feedbacks em momentos estratégicos e que realmente impulsionem o desenvolvimento profissional dos colaboradores.
Dito isso, vamos ao passo a passo para atingir esse resultado:
1. Entenda todas as metas e demandas
Antes de elaborar o cronograma de feedback, saiba exatamente quais são as demandas e as metas que devem ser cumpridas. Esse conhecimento é chave para saber o que dizer no momento do feedback.
Afinal, como você poderá direcionar o seu liderado se, na prática, nem mesmo você é capaz de saber o que deve ser feito em um período de tempo específico? Pois é!
Por isso, anote na sua agenda tudo o que precisa ser feito ao longo do trimestre, semestre ou ano.
2. Marque os prazos de cada tarefa
Ao mesmo tempo em que você precisa saber todas as demandas que estão em aberto, você também deve anotar todos os prazos dessas tarefas. Use um calendário de parede, se necessário for, para tornar essas informações mais visíveis para todos.
Esse tipo de ação vai lhe ajudar a entender quais resultados cada colaborador deve atingir em determinado período de tempo. E assim, caso ele não atinja, torna-se viável dar um feedback coerente. Ou então, se ele atingir, você poderá reconhecer esse esforço.
3. Estipule o momento do feedback: depois da tarefa x, y u z
Considerando as demandas e os prazos de cada tarefa, estabeleça o seu cronograma de feedback de fato. Por exemplo, se no dia 15 de cada mês é necessário entregar um relatório específico, marque o feedback para todo dia 17.
Assim há tempo para você avaliar a entrega do colaborador e preparar o feedback propriamente dito.
4. Crie um calendário estruturado
Elabore um calendário estruturado de acordo com as demandas e necessidades de cada colaborador. Afinal, cada um tem as suas próprias obrigações, metas e prazos, certo?
Sendo assim, elabore um cronograma, como mencionado no tópico acima, de acordo com as singularidades de cada um.
5. Incentive a cultura do feedback na empresa
Por fim, além de implementar um bom cronograma de feedback, foque em incentivar essa cultura na empresa. Faça com que os seus liderados entendam que esse é um momento de construção, crescimento profissional e desenvolvimento, e não punição.
Isso vai ajudá-los a se sentir mais à vontade e até mesmo motivados com relação aos feedbacks. Construa essa cultura. 🙂