Crise dos Mísseis: um resumo completo para ENEM e vestibulares
Um resumo completo
Crise dos Mísseis: o assunto vai cair na sua prova!
O termo “Crise dos Mísseis” é usado para definir um evento de duas semanas envolvendo os Estados Unidos e a União Soviética.
O assunto é abordado com frequência por questões de história geral e de geografia, principalmente nos mais variados vestibulares e na prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.
Assim, para que você consiga se preparar da melhor forma possível, o artigo de hoje separou um resumo com aquilo que você precisa saber sobre a Crise dos Mísseis. Confira!
A Crise dos Mísseis: definição
A Crise dos Mísseis aconteceu no mês de outubro de 1962 e foi um incidente diplomático entre os Estados Unidos e a União Soviética. O conflito começou com a instalação de mísseis apontados para os EUA em Cuba.
A Crise dos Mísseis: contexto geral
Durante toda a Guerra Fria, o maior medo era o início de uma guerra nuclear, uma vez que as duas principais potências da época, Estados Unidos e União Soviética, eram também potências nucleares que possuíam uma série de armas e de bombas. Caso a guerra acontecesse, ela poderia ocasionar milhões de mortes e a destruição de países.
Em 1961, os EUA instalaram quinze mísseis nucleares na Turquia e 30 na Itália com alcance para atingir diretamente a União Soviética. Dessa forma, a URSS reagiu colocando mísseis em Cuba que poderiam atacar os Estados Unidos se necessário.
No dia 14 de outubro de 1962, aviões americanos fotografaram a instalação de armas nucleares e rampas de lançamento de mísseis em Cuba pela União Soviética: era o começo da Crise dos Mísseis.
A Crise dos Mísseis: conclusão
P presidente dos EUA, John Kennedy, passa a buscar uma solução pacífica para evitar um conflito mundial. Porém, o presidente Nikita Kruschev da URSS não parecia estar disposto a recuar e retirar as armas nucleares de Cuba.Diante da situação, a ONU convocou o Conselho de Segurança para resolver o problema. No dia 28 de outubro, o governo soviético aceitou retirar os mísseis de Cuba e os EUA tiraram os mísseis que estavam apontados para Moscou. Era o fim da Crise dos Mísseis.