A história da medalhista olímpica no skate, Rayssa Leal, de 13 anos, popularmente conhecida como “fadinha do skate”, inspirou crianças da Escola Progresso Bilíngue, em Campinas, no estado de São Paulo.
Elas produziram em sala de aula uma animação sobre a temática das Olimpíadas.
A professora Luisa Cassaniga coordenou o projeto com auxílio da metodologia usada pelo programa De Criança Para Criança (DCPC), na qual o docente desenvolve uma história com os estudantes.
A partir daí, os alunos gravam a história pelo celular e todo material produzido é enviado para a plataforma do projeto DCPC, logo em seguida uma equipe de animadores irá desenvolver a animação.
Os temas das histórias são sempre escolhidos pelos alunos juntamente com a professora sobre matérias discutidas em sala de aula, ou fatos atuais.
O resultado final pode ser visto por meio do canal do Youtube “De criança para criança”, clicando aqui.
De criança para criança
Aprender e desenvolver a criatividade, com a ajuda da tecnologia, é o objetivo do DCPC que oferece um novo modelo de absorver o conteúdo de matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“Além de assimilar o conteúdo, a criança também tem sua criatividade estimulada, elas passam a ser protagonistas da aprendizagem e os personagens do imaginário infantil ganham vida ao fazerem parte das disciplinares escolares”, diz Vitor Azambuja, um dos criadores do DCPC.
O programa desde 2015 desenvolve várias metodologias inovadoras em educação. Através do Criando Juntos, principal frente do grupo, leva para as salas de aula um método que transforma o ensino convencional, colocando as crianças como protagonistas no centro da aprendizagem.
Os personagens criados pelas crianças ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares.
O projeto já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos estudantes através da sua metodologia.
A plataforma busca expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o planeta.
Além disso, tem como objetivo que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e contribua futuramente com as carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as transformações do planeta.
O DCPC está alinhado com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.
O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.
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