Recentemente, o Governo Federal autorizou o oferecimento do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Faltando ainda a regulamentação da nova linha de crédito por parte do Ministério da Cidadania, já é possível perceber que as taxas de juros serão maiores que as oferecidas no setor.
Segundo uma análise do mercado financeiro, a cobrança de juros deve ultrapassar 60% ao ano, maior do que os atuais 26% ao ano que são cobrados para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste sentido, os beneficiários do programa social devem se atentar ao contratar o crédito.
A modalidade do consignado permite que o pagamento do empréstimo seja efetuado automaticamente da folha do benefício mensal. Sendo assim, antes de receber o abono, o beneficiário tem a parcela da dívida descontada.
No entanto, como mencionado, o novo crédito é preocupante. Especialistas já previam a cobrança de juros abusivos e já se questionavam da grande possibilidade de inadimplência, uma vez que o público do Auxílio Brasil são pessoas de baixa renda em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, cerca de 17 bancos estão confirmados para operarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.
“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.
Alguns bancos já confirmaram a operação do crédito a partir de setembro, como a Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Banco Safra, BMG, Daycoval e Facta Financeira.
De acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade está confirmada. “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.
No entanto, algumas instituições já confirmaram que não participarão da operação do crédito, como o banco Bradesco. O banco Itaú e o Santander também confirmaram que não realizarão o serviço.
Por telefone
Por aplicativos