Muitos sabem que possuir uma pontuação alta no score pode aumentar as chances de conseguir aprovação em diversos serviços financeiros, como empréstimos, cartão de crédito e aumento de limite. A saber, o Score do Serasa se trata de uma pontuação que é atribuída aos consumidores com base em suas movimentações financeiras.
Portanto, quanto maior for o score, mais chances o cidadão terá de adquirir serviços que podem ajudar bastante sua vida financeira. Mas afinal, como aumentar essa pontuação?
Ao realizar alguma compra, você já pode ter ouvido a seguinte frase: “Deseja incluir o CPF na nota?”. Até hoje, muitos não sabem para que serve a inclusão do CPF na nota da compra. Outras, imaginam que ação ajuda a aumentar o score, por exemplo.
No entanto, isso não é verdade. Adicionar o número do seu CPF na nota não vai fazer com que sua pontuação seja alterada, nem para mais, nem menos.
Na prática, adicionar o CPF na nota é uma estratégia dos governos estaduais para evitar a sonegação de impostos. Desta forma, o cidadão contribui para que o estado consiga controlar a tributação fiscal do comércio e o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Além disso, colocando o CPF na nota, o consumidor contribui na luta antipirataria, incentivando a responsabilidade das empresas com a sociedade. Logo, colocar o número do documento na nota contribui para muitas ações.
É sabido que as nossas movimentações financeiras ficam registradas através do CPF. Dessa forma, deixar de pagar contas, utilizar rotineiramente o cheque especial e renegociar dívidas antigas, por exemplo, podem gerar um histórico pouco valorizado, o que faz com que o score abaixe.
Os órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC são os responsáveis por computar todos as nossas ações financeiras. Portanto, assim que nos movimentamos no mercado, cria-se uma pontuação, também conhecida como score, que muitas vezes é usado por bancos para concessão serviços específicos.
A pontuação pode variar de 1 a 1.000. Assim, quanto maior a pontuação, menor a possibilidade de o consumidor se tornar inadimplente. Portanto, as classificações são de: “baixo”, de 0 300, a “muito bom”, de 701 a 1.000.
Para aumentar o seu score na Serasa, o cidadão deve: