Covid-19: Universidade do Ceará aplica testes em alunos com vulnerabilidade socioeconômica
Desta vez, os beneficiados são os estudantes que recebem auxílio-creche e auxílio emergencial
Desde segunda-feira (22), a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal do Ceará deu continuidade à aplicação de testes rápidos de Covid-19 em alunos com vulnerabilidade socioeconômica da UFC. Desta vez, os beneficiados são os estudantes que recebem auxílio-creche e auxílio emergencial.
Os alunos receberam convites pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para realizar os testes na Coordenadoria de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM). Confira o calendário abaixo:
23/06 – Beneficiados com auxílio-creche com iniciais de A a F
24/06 – Beneficiados com auxílio-creche com iniciais de G a M
25/06 – Beneficiados com auxílio-creche com iniciais de N a Y
26/06 – Beneficiados com auxílio emergencial com iniciais de A a G
Os estudantes que manifestaram interesse em realizar o teste para Covid-19 na primeira sondagem realizada pela PRAE receberam o convite na última sexta-feira (19), também pelo SIGAA.
A partir desta quarta-feira (24), também serão enviados convites pelo SIGAA para os alunos beneficiados pela Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Até o momento, a distribuição foi definida da seguinte forma:
24/06 – receberão convites os estudantes com o nome iniciando com a letra A
25/06 – receberão convites alunos com iniciais B e C
26/06 – receberão convites os estudantes com iniciais D e E
Bahia inicia testes na rede de ensino
O secretário de Educação da Bahia, Jerônimo Rodrigues, afirmou que alunos, professores e funcionários passarão por testes para Covid-19 a partir desta quinta-feira (25). O cronograma foi detalhado por ele em entrevista ao Jornal da Manhã. A expectativa é testar 4.667 pessoas, entre estudantes, funcionários e professores da rede estadual de Ipiaú, Uruçuca e Itajuípe.
Os testes serão realizados entre 8h e 13h e ficarão até a próxima terça-feira (30). A meta é alcançar também os estudantes que moram e estudam nos distritos dos três municípios.
“O teste não é obrigatório. Nossa expectativa é que os estudantes estejam motivados a saber a realidade deles e da família. Dialogamos com eles para garantir a testagem nos municípios. Em Ipiaú temos uma comunidade rural, Córrego das Pedras, e a equipe irá até lá. Em Uruçuca também temos um distrito, Serra grande, faremos os testes na próxima localidade. Em Itajuípe não temos escolas em comunidades rurais, mas faremos uma corrida no interior do município para ver se faltou alguém. As escolas têm o endereço e a referência desses alunos. Para professor e servidor é mais tranquilo. Mas para estudantes, queremos nos deslocar até a zona rural, caso seja preciso”, disse o secretário.