Covid-19: São Paulo anuncia auxílio e libera comércio no fim de semana

O governo de São Paulo revogou nesta quarta (03) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha da quarentena de combate à Covid-19 aos sábados, domingos e feriados. A medida havia sido anunciada no dia 25 de janeiro e ficaria em vigor até 07 de fevereiro.

covid-19 são paulo
Mapa com nova reclassificação do estado no Plano SP nesta sexta-feira (29). — Foto: Divulgação/Governo de SP

Já a partir do sábado (06), estabelecimentos comerciais como shoppings e restaurantes poderão voltar a funcionar nos finais de semana e feriados nas regiões que estão na fase laranja do plano de flexibilização econômica do estado de São Paulo.

Segundo o governador João Doria as medidas adotadas a partir de 25 de janeiro, quando a quarentena foi endurecida em todo o estado, já trouxeram melhora nos indicadores de saúde e por conta disso foram revogadas antes do previsto.

“Tivemos felizmente queda em internações em todo o estado de São Paulo, tanto em leitos primários quanto em leitos de terapia intensiva (UTI), o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana em todo o estado. Tivemos uma diminuição de 11% no número de internações por Covid-19 nos leitos públicos e privados e o governo entende que podemos permitir que as atividades de fim de semana sejam retomadas”, afirmou o governador João Doria.

Seis hospitais estaduais atingiram capacidade máxima

De acordo com dados desta terça (02), a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em São Paulo era de 67%, o que representa uma pequena queda em relação aos 70% registrados na semana anterior.

Por outro lado, 15 hospitais estaduais estão com mais de 80% dos leitos de UTI ocupados, sendo que seis desses hospitais já atingiram a capacidade máxima de atendimento e não conseguem receber mais pacientes. O número de mortes por Covid-19 permanece estável, com 200 óbitos diários em todo o estado de São Paulo.

Auxílio a bares e restaurantes

O governo de São Paulo também anunciou um pacote de auxílio ao setor de bares e restaurantes. O pacote prevê R$125 milhões de crédito e a suspensão do corte de água e luz por falta de pagamento até o final do mês de março. Segundo o governo, as contas em atraso poderão ser parceladas em multa ou juros. Além disso, o protesto de débitos inscritos na dívida ativa será suspenso por 90 dias.

“Estamos operando com juros de 0,35% e 0,7% nesse momento emergencial e, inclusive, em juro zero em parceria com o Sebrae em casos mais críticos de empreendedores que estão precisando desse auxílio. Além disso, um pleito que foi trazido e que será expandido para todos os seguimentos, é que a Procuradoria Geral do Estado suspenderá por 90 dias o protesto de débitos inscritos na dívida ativa em todo o estado de São Paulo”, disse a secretária Patrícia Ellen.

As medidas anunciadas entram em vigor a partir desta quinta (04).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.