Covid-19: Com alta de mortes, Prefeitura do Rio permite volta de torcida aos estádios

Em meio a alta no no número de mortes, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou novas regras de restrição contra Covid-19, permitindo a volta do público aos estádios e ginásios esportivos. Dessa forma, Maracanã, Nilton Santos e São Januário podem voltar a receber torcida em jogos de futebol durante a pandemia. A medida, no entanto, não vale para competições nacionais e continentais, pois a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Conmebol não permitem jogos com torcida em seus torneios.

A liberação de torcidas foi anunciada junto com normas que também incluem boates e pontos turísticos da capital fluminense, que poderão funcionar com restrição de público. As novas regras dividem os equipamentos esportivos entre aqueles com capacidade menor e maior que 8 mil pessoas. Quando a capacidade passa de 8 mil, o distanciamento social entre um torcedor e outro pode ser menor do que em lugares com capacidade inferior.

Para saber qual capacidade será adotada no estádio ou ginásio, a população deve ficar de olho na classificação das 33 regiões administrativas do Rio de Janeiro. Em regiões de risco moderado, o limite de público será de 20% da capacidade máxima. Já em áreas de risco alto, o limite cai para 10%, enquanto em zonas de risco muito alto a presença de torcida está vedada.

Regras para estádios e ginásios esportivos por risco na região

  • Risco muito alto: competições liberadas, mas sem torcida.
  • Risco alto: limite de público reduzo a 1/10 da capacidade total e distanciamento mínimo de dois metros entre torcedores. Consumo de bebida alcoólica liberados, mas apenas para quem estiver sentado em seu assento. Em estádios com capacidade inferior a 8 mil pessoas, a distância mínima entre torcedores aumenta para três metros e pode ser reduzida quando as pessoas são membros da mesma família. Sistema de controle de aglomerações na entrada.
  • Risco moderado: limitação de 1/5 da capacidade total e distanciamento mínimo de dois metros entre torcedores. Consumo de álcool permitido nos próprios assentos. Sistema de controle de aglomerações na entrada.

Outros estabelecimentos comerciais

Novas medidas de restrição também foram anunciadas para shoppings, academias e mercados, entre outros estabelecimentos comerciais. Na maioria dos casos, mesmo em regiões com risco elevado, o funcionamento de shoppings e supermercados está liberado com restrições, como redução do público e ampliação do horário de atendimento, além de fornecimento de álcool gel e uso de máscaras.

Assim como vale para estádios e ginásios, as restrições variam de acordo com o risco que a região administrativa apresenta. As classificações de risco são atualizadas todas as sextas-feiras e, na última sexta (08), a prefeitura divulgou que 18 das 33 regiões do município do Rio de Janeiro estão na faixa de risco alto de contaminação por Covid-19, enquanto as demais apresentam risco moderado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.