Confirmado. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acaba de divulgar um comunicado suspendendo todos os concursos em decorrência da necessidade de prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).
Segundo o texto do CNJ, o órgão determinou a suspensão de concursos, além de procedimentos seletivos em geral que exijam provas presenciais ou entrevistas coletivas nas dependências do Poder Judiciário. A suspensão, até então, vai até dia 30 de abril.
“Art. 7 Nos concursos públicos em andamento, no âmbito de qualquer órgão do Poder Judiciário, ficam vedados a aplicação de provas, qualquer que seja a fase a que esteja relacionada, realização de sessões presenciais de escolha e reescolha de Poder Judiciário, serventias, nos concursos das áreas notarial e registral, bem como outros atos que demandem comparecimento presencial de candidatos”, diz o texto.
Coronavírus no Brasil
As secretarias estaduais de Saúde de todo o Brasil divulgaram, até a noite da última quinta-feira (19), nada menos que 621 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 20 estados e no Distrito Federal.
Os principais dados, até o momento, são:
- 6 mortes registradas pelo Ministério da Saúde. Porém, já são, ao todo, 7 mortes relatadas pelas secretarias;
- 621 casos confirmados, eram 428 na quarta-feira, 18 de março; e
- Maioria está em dois estados: SP tem 286 e o Rio de Janeiro, 65.
Na região Norte, foram registrados casos no Acre (três), Amazonas (três), Pará (um) e Tocantins (um).
No Nordeste, há casos em Alagoas (04), Bahia (30), Ceará (20), Paraíba (01), Pernambuco (28), Rio Grande do Norte (01) e Sergipe (06).
No Sudeste, Espírito Santo (11), Minas Gerais (29), Rio de Janeiro (65) e São Paulo (286).
Na região Centro-Oeste, casos no Distrito Federal (42), Goiás (12), Mato Grosso do Sul (07).
Na região Sul, Paraná (23), Santa Catarina (20) e Rio Grande do Sul (28).
Segundo informações do ministério, já existe transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta disse que há esse tipo de transmissão em dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, a pasta não mudará agora o critério adotado na fase de mitigação, e só as pessoas com casos graves serão testadas.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, na última sexta-feira (13), que os países apliquem testes em massa para descobrir quem está infectado e isolar esses pacientes para “achatar a curva” da disseminação da doença Covid-19.
Veja também: INSS vai ter dois pagamentos do 13º salário até maio por causa do coronavírus