O Ministério da Saúde divulgou na tarde desta quinta-feira, 23 de abril, a informação de que o Brasil tem 49.492 casos confirmados de novo coronavírus. São, ao todo, 3.313 mortes. A taxa de letalidade é de 6,7%.
Os principais dados divulgados pelo Ministério são:
- 3.313 mortes confirmadas no país
- 49.492 casos confirmados
- São Paulo é maior em número de casos e mortes: 16.740 e 1.345, respectivamente
Na quarta, 22 de abril, foram 2.906 mortes e 45.757 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Segundo com o Ministério da Saúde, todos os estados brasileiros já tem casos e mortes por coronavírus.
Segundo informações da pasta, São Paulo tem o maior número de notificações da pandemia, com 16.740 casos e 1.345 mortes. Em seguida aparece Rio de Janeiro, em segundo lugar, com 6.172 casos e 530 óbitos.
O Ministério da Saúde confirmou que vai trabalhar com dois tipos diferentes de testes:
- aqueles que detectam o vírus na amostra (RT-PCR); e
- que verificam a resposta do organismo ao vírus (teste rápido de sorologia).
No atual estágio, os testes serão voltados para profissionais de saúde e de segurança, além da verificação dos casos graves e óbitos.
A previsão de elaboração de um novo protocolo para testar os casos mais leves em postos volantes já existe. O governo tem objetivo de utilizar os postos em cidades com mais de 500 mil habitantes, como estratégia para conter surtos.
Grupos de risco
Segundo o Ministério da Saúde, pessoas acima de 60 anos se enquadram no grupo de risco, mesmo que não tenham nenhum problema de saúde associado. Além disso, pessoas de qualquer idade que tenham comobirdades, como cardiopatia, diabetes, pneumopatia, doença neurológica ou renal, imunodepressão, obesidade, asma e puérperas, entre outras, também precisam redobrar os cuidados nas medidas de prevenção ao coronavírus.
Veja também: Trabalhadores têm 5 opções de FGTS e PIS liberadas com saques de R$ 3 mil