Copa do mundo inspira projeto social que incentiva práticas esportivas nas escolas
Copa do mundo inspira projeto social que incentiva práticas esportivas nas escolas. Confira informações da B3 Social!
Aliar educação e esporte como alternativa para inclusão social e desenvolvimento físico e socioemocional, principalmente entre crianças e adolescentes, é uma estratégia que vem sendo utilizada há anos por projetos sociais, destaca a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Copa do mundo inspira projeto social que incentiva práticas esportivas nas escolas
Em 2022, algumas iniciativas aproveitaram o ano de Copa do Mundo para promover suas atividades, como é o caso do Impulsiona, projeto do Instituto Península que oferece formação gratuita para professores de educação física da rede pública de todo o Brasil.
Projeto Impulsiona
Apoiado pela B3 Social, associação sem fins lucrativos responsável pelas frentes de investimento social privado e voluntariado da Bolsa de Valores do Brasil (B3), o projeto Impulsiona criou conteúdo específico para a Copa do Mundo de 2022, que está disponível online desde maio para os professores se prepararem para o período e potencializarem suas aulas.
A divulgação oficial destaca que os materiais incluem um jogo de tabuleiro e 25 conteúdos pedagógicos sobre a competição, divididos nas seções “História da Copa do Mundo”, “Copa Catar 2022” e “Valores e Cultura do Futebol”.
”Nossa proposta é aproveitar a paixão pela Copa do Mundo para ir além do futebol”, explica Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona. “Vamos ajudar os professores a trabalharem temas como combate ao racismo e defesa da inclusão, diversidade e sustentabilidade de forma leve e criativa”, ressalta a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Objetivo
O projeto Impulsiona tem como objetivo estimular o uso do esporte como ferramenta educacional no desenvolvimento integral dos alunos. O projeto incentiva a prática de novas modalidades, trabalha as competências socioemocionais e fortalece a cultura esportiva na comunidade escolar por meio de cursos e conteúdos gratuitos, informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3).
Desde o ano passado, a B3 Social já investiu R$1 milhão no projeto, que disponibilizou conteúdos e formações para mais de 100 mil professores de Educação Física que levam educação e esporte aos alunos de escolas públicas, destaca a divulgação oficial.
“Nosso objetivo é contribuir com a melhoria estrutural da educação pública brasileira. Neste sentido, o esporte é uma ferramenta fundamental pelos benefícios que traz para o desenvolvimento dos alunos e pelo poder de engajamento e inclusão social”, afirma Elizabeth Mac Nicol, superintendente da B3 Social.
Educação
De acordo com as informações oficiais, para mais detalhes sobre o projeto Copa do Mundo na Sua Escola, acesse https://impulsiona.org.br/copa-do-mundo, informa a Bolsa de Valores do Brasil (B3).