Faltam apenas dois dias para o início da Copa do Mundo no Catar e a FIFA (Federação Internacional de Futebol Associado) anunciou nesta sexta (18) que a venda de bebidas alcoólicas será totalmente proibida nos estádios, durante os jogos. A decisão foi dos organizadores a copa.
No entanto, a comercialização continuará livre em espaços fechados, como restaurantes autorizados, camarotes e hotéis.
O Catar é um país do Golfo Pérsico e muçulmano conservador, onde ingerir bebidas alcoólicas em público é proibido.
“Depois de debates entre o país sede e a Fifa, foi feita a decisão de focar a venda de bebidas alcoólicas no Fan Festival, removendo os pontos de venda de cerveja de todo o perímetro dos estádios da Copa”, informou o comunicado da FIFA.
Regras para venda e consumo de álcool durante Copa do Mundo no Catar
A FIFA divulgou um comunicado com todas as informações sobre as regras para a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante a Copa do Mundo no Catar.
De acordo com as regras, a venda de bebidas alcoólicas está banida em todo o perímetro dos estádios e em seu interior, a qualquer momento. Além disso, as regras também proíbem a comercialização em outras ruas e locais não autorizados.
Mas não é apenas a comercialização que está proibida. Os torcedores também não podem levar álcool para os estádios ou locais proibidos, a fim de consumi-los.
A seguir, confira os locais onde os torcedores poderão consumir bebidas alcoólicas:
- Os restaurantes, bares e hotéis poderão comercializar as bebidas. Mas os clientes deverão consumi-las apenas nestes locais;
- Áreas VIPS e camarotes dos estádios poderão servir vinhos, cervejas e destilados;
- No Fan Festival, locais de confraternização organizados pela FIFA na cidade sede, haverá a comercialização e consumo de bebidas alcoólicas a partir das 18h30.
Além disso, vale ressaltar também que as pessoas que viajarem para o Catar nesta Copa do Mundo não poderá levar álcool na mala e nem mesmo comprá-la no aeroporto.
Comercialização de bebidas alcoólicas no Catar
Esta será a primeira Copa do Mundo a ser realizada em um país muçulmano conservador, onde a venda de bebidas alcoólicas é ilegal na maioria dos locais.
O Catar conta com uma política rígida com relação à venda e consumo de álcool. Por este motivo, apenas alguns locais recebem autorização para a comercialização do produto.
Em consequência da restrição de locais de comercialização, o preço do álcool é muito elevado se comparado a outros países.
Em bares e restaurantes, por exemplo, meio litro de cerveja pode custar até 15 dólares, que equivale a cerca de 81 reais. Nos Fans Fests, os consumidores poderão até mesmo desembolsar o mesmo valor por apenas um copo de cerveja.
Copa do Mundo e o consumo de bebidas: mudanças das regras na última hora
Durante a definição das regras e políticas para a Copa no Catar, o governo havia divulgado que o consumo de bebidas alcoólicas seria livre em meio às competições. No entanto, os organizadores decidiram mudar a regra na última hora, alegando que outros torcedores poderiam ter uma experiência desagradável com a presença de bebidas.
“Um número maior de fãs está participando de todo o Oriente Médio e Sul da Ásia, onde o álcool não desempenha um papel tão importante na cultura”, alegou o membro da organização à Reuters, que falou sob condição de anonimato.
Assim, houve a revogação da antiga regra que permitia o consumo e venda de bebidas no perímetro e interior dos estádios, 3 horas antes e 1 hora após o término do jogo.