Contexto histórico da Faixa de Gaza
Um pequeno, mas densamente povoado território costeiro – apossado por Israel do Egito no ano de 1967 – é conhecido como Faixa de Gaza, por conta do nome da sua maior cidade.
O Egito não reivindica mais a Faixa de Gaza como sua, mas a OLP (Organização para a Libertação da Palestina) a considera parte do Estado da Palestina, uma vez que é habitada quase inteiramente por árabes e nunca fez parte de Israel propriamente dita.
Enquanto a Faixa de Gaza já foi dividida entre o controle palestino e israelense, como a Cisjordânia, Israel se retirou completamente no ano de 2005, deixando-o sob a jurisdição da Autoridade Palestina (AP).
Hamas x Fatah
A guerra civil de 2007 entre facções palestinas foi travada na Faixa de Gaza, com a facção do Hamas tomando completamente o território das forças do Fatah.
No entanto, o Hamas se recusa a aceitar a existência do Estado de Israel, assim como cessar os ataques contra alvos israelenses.
Como resposta, Israel considera o Hamas um grupo terrorista e por isso os israelenses juntamente com o Egito estão mantendo um bloqueio à Faixa de Gaza desde então.
Desse modo, os dois países controlam estritamente suas fronteiras, além disso em alguns momentos eles acabam fechando completamente todas as entradas e saídas.
Por fim, mesmo a Faixa de Gaza sendo quase que inteiramente controlada pelo governo do Hamas, os militares israelenses controlam uma estreita zona-tampão de 100 a 300 metros dentro da fronteira com o território israelense.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre a Palestina? Compartilhe com quem precisa saber disso!
Não deixe de ler também – Alan Turing: o legado do pai da ciência da computação na Segunda Guerra.