O seguro desemprego é um benefício dado para as pessoas demitidas sem justa causa, é um benefício do governo federal importante para enfrentar esse tempo difícil. Saiba como consultar o seguro desemprego e quem tem direito.
Para solicitar pela primeira vez o seguro desemprego é necessário ter trabalhado 12 meses, nos 18 meses anteriores a demissão.
Já na próximas é necessário observar o tempo trabalhado. “Na 2ª vez é preciso ter trabalhado 9 meses nos últimos 12 meses antes da data de demissão. E na 3ª vez e posteriores, por no mínimo 6 meses”, explicou o contador contador Paulo de Tarso Malta, da CS Malta Gestão Contábil, ao portal Isto é Dinheiro.
Para consultar o seguro desemprego, quantas parcelas serão, sua situação e valores, é possível ir presencialmente ou realizar todo o processo online.
Online:
Basta acessar gov.br ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho.
Presencial:
Caso tenha dúvidas ou não tenha acesso a internet, uma opção é comparecer em qualquer agência da Caixa Econômica Federal. Você deve conferir o horário de funcionamento na sua região.
Para consultar o seguro desemprego é preciso ter os seguintes documentos:
Já para solicitar o seguro desemprego, além dos documentos acima pode ser necessário:
Auxílio Brasil para mãe solteira em 2022
Agora que você já sabe como consultar os valores do seguro desemprego, veja como realizar o cálculo de valores e conferir se está correto. Antes entenda como encontrar o seu “salário médio”.
Salário médio: para saber qual é o seu salário médio some os seus três últimos salários e faça a divisão por três.
trabalhadores com salário até R$ 1.858,17: multiplica-se o salário médio por 0,8
trabalhadores com salário de R$ 1.858,17 a R$ 3.097,26: o que foi maior que R$ 1.858,17, multiplica-se por 0,5 e depois acrescente R$ 1.486,53
trabalhadores com salário acima R$ 3.097,26: o valor é igual para todos R$ 2.106,08 (teto do benefício);