Na última segunda-feira, 14, o Banco Central (BC) retomou a liberação do sistema que permite a consulta de valores esquecidos em bancos e outras instituições financeiras. O antigo Sistema de Valores a Receber (SVR) passará a funcionar no site.
A fim de evitar o congestionamento de acessos, motivo que derrubou o último site do BC, a consulta só poderá ser realizada por quem possui conta no Portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais.
Veja também: Auxílio Brasil: entrei no Cadúnico em dezembro. Por que ainda não recebi?
O cadastro para ter a conta é gratuito e pode ser feito na área de login do Gov.br ou pelo aplicativo Gov.br, disponível para dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS. Além disso, existem três níveis de acesso: bronze, prata ou ouro.
Eles são determinados conforme o nível de segurança e a complexidade do serviço público pedido. Para resgatar o dinheiro esquecido, por exemplo, será necessário estar com o perfil no nível prata ou ouro.
Na prática, o cidadão deve primeiro realizar uma consulta no site. Para isso, basta informar o número do CPF ou CNPJ para verificar se possui eventuais quantias esquecidas em bancos ou instituições financeiras.
Caso possua valores a serem sacados, o SVR deve informar a data para o usuário entrar novamente no sistema. Nessa segunda etapa, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro.
Todavia, caberá ao cidadão escolher a forma de transferência, podendo optar até mesmo pelo PIX. Mas caso o usuário não indique uma chave, a instituição financeira responsável poderá entrar em contato com o correntista para fazer a transferência.
O BC informou que os valores esquecidos só serão devolvidos a partir do dia 7 de março. Neste sentido, caso o cidadão perca a data informada, deverá recomeçar o processo do início e repetir todos os passos para ter acesso a quantia de direito.
Devido a facilidade para resgatar os valores, cibercriminosos estão aproveitando a oportunidade para circular links maldosos no WhatsApp e Telegram a fim de dar golpes nos cidadãos. O BC alerta que a consulta só está sendo realizada pelo site.
O órgão também esclareceu que não entrará em contato com nenhum usuário, nem enviará links por SMS, redes sociais ou e-mail para confirmar os dados pessoais dos interessados ou tratar de valores a receber.
Por fim, cabe salientar que o processo de resgate de valores esquecidos é gratuito. Neste sentido, o usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar o montante a receber nem para sacar o dinheiro.