Você sabia que é possível construir uma imagem profissional forte de diversas formas? E ainda, que existem pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença na hora de transparecer a nossa marca pessoal? Pois é!
Neste texto, elencamos algumas sugestões que podem servir de ponto de partida para você que quer fortalecer a sua imagem e melhorar o seu posicionamento frente ao mercado de trabalho. Acompanhe e saiba mais!
Como construir uma imagem profissional forte?
Existem algumas ações que podem ajudar você a construir uma imagem profissional forte. Sendo assim, cabe a você avaliar quais medidas fazem sentido e podem realmente impulsionar a sua marca pessoal.
Abaixo você encontra 5 fatores que podem ser relevantes nesse sentido. Veja:
1. Pratique o autoconhecimento e conheça as suas reais habilidades
Conhecer quem nós somos é uma peça-chave na hora de construir uma imagem profissional forte. Afinal, como poderemos apresentar as nossas habilidades – por exemplo em um currículo, se na prática nós não sabemos quais elas são?
É claro que o processo de autoconhecimento é demorado, mas ele é fundamental para que você possa ter uma marca pessoal interessante. Por isso, tenha a paciência de ir conhecendo um pouco mais sobre si: O que você sabe fazer? Quais habilidades possui? Quais são os seus limites?
2. Pense sobre a imagem que você quer passar para as pessoas
Que tipo de imagem você gostaria de passar para as pessoas, com base em quem você realmente é? Você gosta de, ou quer, ser reconhecido pelo quê? Quais habilidades tem aprendido para poder construir a sua imagem? Pense sobre isso.
Você deve ter objetivos claros de onde você quer chegar na sua vida profissional, pois esse “chegar” está associado à imagem que você que transparecer a quem está por perto/vendo você.
3. Construa a sua marca pessoal nas redes profissionais
As redes profissionais, como o LinkedIn, podem lhe ajudar a construir uma imagem profissional forte. Para isso, depois de colocar em prática os passos anteriores, comece a produzir um perfil e conteúdos que estejam alinhados ao que você observou em si. Assim, o mundo começará a conhecer um pouco mais sobre quem você é.
4. Seja visto e faça contatos
Faça contatos com outros profissionais para que você comece a ser visto. Porém, como fazer isso? Você pode:
- Participar de eventos;
- Compartilhar informações e conhecimentos nas suas redes sociais;
- Adicionar pessoas interessantes;
- Contribuir em discussões online, apresentando dados e opiniões sobre o assunto levantado – caso ele tenha relação com o seu trabalho, por exemplo;
- Auxiliar outros profissionais, quando estiver ao seu alcance;
- Entre outras possibilidades.
5. Desenvolva uma comunicação de qualidade
A sua comunicação também deve ser desenvolvida para poder construir uma imagem profissional forte. Afinal, se você não for claro e objetivo, levando em conta o seu público-alvo, como as pessoas poderão compreender as suas mensagens?
Por isso, leve em conta fatores como:
- Pratique a escuta ativa e a empatia;
- Cuide da sua imagem, ou seja, da aparência na hora de se comunicar;
- Fale o que você tem fundamento para falar;
- Seja objetivo e procure articular bem as palavras;
- Entre outras ações.
Com essas dicas, esperamos que você comece, hoje mesmo, a fortalecer a sua imagem. Boa sorte!