O currículo do candidato é um documento que precisa ser direcionado para ser resolutivo. Sendo assim, considera a elaboração do seu currículo como uma fase primordial para o seu sucesso dentro do mercado de trabalho.
Construa um currículo profissional de sucesso através da objetividade e da organização dos seus dados
Para que seja convidado para uma entrevista de emprego de seu interesse, o seu currículo precisa ser objetivo, organizado e alinhado com suas expectativas. Portanto, considere a necessidade de organizar o seu documento profissional para direcioná-lo no mercado de trabalho atual.
O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para analisar o seu currículo. Por isso, considere que o seu perfil não pode ser visualmente poluído e nem excessivamente informativo. Isso porque um currículo extenso tende a ser descartado, sem que seja analisado em sua totalidade.
Informações pessoais e objetivo no mercado de trabalho
Os seus dados pessoais precisam de objetividade. Evite informações excessivas, como números de documentos, por exemplo. Além disso, informe seu objetivo, considerando a área de atuação e a hierarquia, juntamente com seu cargo pretendido. Por exemplo: analista de faturamento; assistente de vendas; auxiliar de loja; gerente comercial etc.
Experiência profissional e escolaridade
A descrição de sua trajetória profissional precisa de clareza e objetividade. Informe o nome das empresas nas quais atuou e período trabalhado. Reforce resumidamente os seus pontos fortes, destacando o crescimento de carreira e resultados objetivos, por exemplo.
A sua escolaridade deve ser descrita de forma sucinta, considerando cursos atuais e cursos em andamento. Não deixe de destacar o nome da instituição de ensino e o período estudado ou a previsão de término, se for o caso.
É válido destacar a necessidade de que o seu currículo seja construído pela cronologia inversa dos fatos, ou seja, priorize dados atuais. Dessa forma, o seu currículo será evolutivo e dinâmico dentro da objetividade do mercado de trabalho.
Atualize o seu perfil no LinkedIn
Além dos fatores citados, não menos importante, atualize o seu perfil no LinkedIn. Já que a plataforma é muito utilizada pelo mercado atual e não deve ser desprezada pelo candidato. Uma vez que além de ser encontrado por empresas que buscam talentos, o candidato cria conexões com empresas de seu interesse, destacando positivamente a visibilidade do seu perfil.
Sendo assim, analise os pontos citados e destaque a sua trajetória profissional de maneira assertiva, considerando a necessidade das empresas por objetividade e resiliência, analisando a viabilidade da proposta de acordo com o seu objetivo profissional.