A construção do seu currículo requer um direcionamento importante para que ganhe destaque no mercado de trabalho atual.
O candidato deve considerar que o profissional de recursos humanos possui pouco tempo hábil para analisar o seu perfil. Portanto, é fundamental construir um currículo objetivo e organizado.
A organização visual do documento faz parte da avaliação. Visto que um documento profissional muito confuso ou muito extenso, tende a ser descartado sem que seja devidamente analisado.
Portanto, para que o seu currículo se torne um documento visualmente atrativo, ele deve ser sucinto, objetivo e descrito em ordem cronológica inversa, ou seja, priorize dados atuais.
Informe seus dados pessoais de maneira objetiva, evitando excessos de telefones para contato, ou ainda, evitando inserir números referentes a documentos pessoais.
O objetivo do seu currículo deve ser claro e dinâmico. É possível informar o seu cargo pretendido dentro da sua área de atuação, considerando o nível hierárquico. Por exemplo: assistente de vendas; operador de logística; auxiliar de faturamento; gerente de contas etc.
A descrição profissional do candidato é um ponto muito importante dentro da avaliação feita no processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, informe o nome das empresas nas quais passou e o período de sua atuação.
Destaque o nome da organização e, de forma sucinta, informe suas atividades exercidas. Lembre-se de que o seu currículo será explorado durante a entrevista de emprego, por isso, é importante que ele não seja confuso para o recrutador.
A descrição de sua trajetória escolar deve compreender cursos concluídos e cursos em andamento com clareza. Sendo assim, informe o nome das respectivas instituições de ensino e a previsão de término, ou a data de finalização do curso.
Habilidades e cursos extras podem ser atrativos na construção do seu currículo, a depender da sua área de atuação. Por isso, pode ser viável inserir essas informações de maneira organizada e objetiva no final do documento, se for o caso.
Por fim, é aconselhável que o candidato atualize o seu perfil também na plataforma LinkedIn. Visto que o LinkedIn é uma plataforma de recrutamento e seleção amplamente utilizada pelo mercado, sendo uma chance de direcionamento objetiva de carreira, através das conexões profissionais, considerando as objetividades envolvidas.