A Caixa Econômica Federal iniciou na última terça-feira (11), o processo de solicitação do consignado para os usuários do Auxílio Brasil. Em tese, todos os mais de 21,1 milhões de beneficiários do programa social poderão pedir pelo crédito nos canais oficiais. Contudo, existem algumas regras internas do banco que o cidadão também precisa considerar.
Mesmo que, de um modo geral, todos os usuários do Auxílio Brasil possam solicitar o crédito, o fato é que a Caixa estabelece que só deve atender aqueles que possuem uma conta no benefício há mais de 90 dias. Estamos falando de cidadãos que recebem o dinheiro do Governo Federal há mais de três meses.
Além disso, a Caixa também analisa se o cidadão costuma atender aos chamados do Ministério da Cidadania. Em alguns casos, a pasta convoca o usuário para alguma espécie de atualização cadastral. Quem não costuma aparecer e resolver o problema, certamente não vai conseguir solicitar o consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica Federal.
De todo modo, é importante frisar que estas regras listadas acima são internas e fazem parte da política de solicitação da Caixa. Além deste banco, o Ministério da Cidadania já homologou outros 11 que também poderão criar as suas normas internas. Ao cidadão, cabe se informar sobre as regras de cada um antes de solicitar o consignado.
Uma dica é visitar o site oficial da instituição financeira. No endereço da web, os mais diferentes bancos costumam explicar as condições de cada empréstimo. Em alguns casos, a empresa oferece um número de telefone para que o cidadão entre em contato e possa tirar possíveis dúvidas sobre o consignado, antes de tomar uma decisão de pegar ou não o dinheiro.
A lista
Como dito, o Ministério da Cidadania divulgou no final da última semana uma lista com os nomes das 12 instituições que estão aptas a oferecer o consignado do Auxílio Brasil. Veja abaixo quais são elas:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.
Note que a maioria dos grandes bancos não aceitou operar na linha do consignado do Auxílio Brasil. Bradesco, Itaú, Santander e Banco do Brasil não aparecem na lista dos bancos interessados em trabalhar o empréstimo para usuários do programa social.
O consignado do Auxílio Brasil
O consignado do Auxílio Brasil é uma espécie de empréstimo que o cidadão solicita. Logo depois, ele precisa pagar a dívida na forma de descontos mensais nas parcelas do benefício. Em resumo: o cidadão recebe menos por mês até que consiga repassar tudo.
Há um limite de desconto mensal. De acordo com as regras gerais, o empréstimo só pode comprometer até 40% do valor de R$ 400 do Auxílio Brasil. Estamos falando de abatimentos de até R$ 160.
O Ministério também estabeleceu que há um limite para a taxa de juros. Os bancos só podem cobrar até 3,5% ao mês. De todo modo, cada instituição pode oferecer a taxa que quiser, desde que respeite o teto estabelecido.