Nem sempre é simples, para alguns, conseguir escutar mais as outras pessoas. Na realidade, essa prática pode ser um grande desafio para muita gente!
Em tempos de “guerra de ego”, vemos muitas pessoas tentando passar por cima da fala alheia. A busca constante pela “razão” pode atrapalhar as conversas frutíferas e positivas.
Porém, sabemos que alguns indivíduos não querem seguir essa linha. Isto é, existem muitas pessoas que querem, realmente, aprender a ouvir as outras, buscando compreender a fala alheia e desenvolver uma comunicação mais assertiva.
Nesses casos, algumas ações, mesmo simples, podem fortalecer o desenvolvimento de uma conversa agradável. Falamos sobre essas ações no decorrer deste texto. Confira.
Como conseguir escutar mais as outras pessoas?
É importante frisarmos que as nossas dicas de como conseguir escutar mais as outras pessoas não partem da ideia de aceitar, calado, ofensas e xingamentos.
Estamos falando de conversas civilizadas – aqueles momentos que gostaríamos de falar menos e ouvir mais.
Tenha isso em mente ao considerar os fatores a seguir:
1. Tente se acalmar antes de interromper alguém
Podemos nos sentir mais empolgados diante de alguns assuntos que gostamos muito. Porém, antes de permitir que toda aquela energia intensa nos faça falar sem parar, que tal respirar fundo e pensar em se acalmar um pouquinho?
Cremos que a outra pessoa não irá fugir de um segundo ao outro. Então, talvez seja coerente deixá-la falar primeiro para, depois, dar a sua opinião ou apresentar a sua ideia, não acha?
2. Policie-se para prestar atenção nas palavras, não apenas nas ideias que vem à mente
Muitas vezes, quando uma pessoa está conversando conosco, nós focamos mais no que as palavras que ela diz nos remete, do que no que ela realmente quer dizer.
Por exemplo, quando uma pessoa diz “um bom carro”, uma idealização de carro bom pode vir à sua mente. Isso faz com que o seu foco se volte para um conceito seu, a sua ideia de carro bom.
Porém, enquanto a sua mente busca tudo isso, a outra pessoa ainda está falando… Portanto, tente manter o foco dos pensamentos, de maneira ativa, no que o outro está falando.
Embora os seus pensamentos apareçam de forma automática, porque é natural, tente se policiar para não julgar a fala alheia com base no que você acredita. Permita-se ouvir, plenamente, o outro.
3. Pergunte para que a outra pessoa possa falar mais
Para conseguir escutar mais as outras pessoas, você também pode começar a aderir às perguntas mais abertas.
Tente fazer com que o outro fale um pouco mais sobre o que está sendo discutido. Isso pode ajudar na hora de aumentar a conexão entre vocês, além de permitir que você conheça melhor o outro e ajudar na hora de escutar mais e melhor.
4. Está emocionalmente abalado? Considere conversar depois
Se porventura você estiver emocionalmente abalado, considere conversar em um outro momento. Quando estamos abalados, podemos falar demais e escutar de menos, e isso pode piorar a situação dentro de um relacionamento.
Portanto, dar uma pausa e descansar a mente, para depois retomar o assunto, pode ser um caminho frutífero na hora de conseguir escutar mais as outras pessoas. 😉