O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) acaba de lançar um programa de apoio socioemocional para os educadores das redes estaduais do país. Chamada Vivescer, a plataforma é 100% gratuita e foi desenvolvida por professores de diferentes estados brasileiros em um processo de criação colaborativa pilotado pelo Instituto Península.
Vivescer é uma palavra criada pelo escritor Guimarães Rosa e que combina as palavras “viver” e “ser”. A plataforma oferece 4 cursos certificados, com 32 horas cada. Os conteúdos ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida.
Além disso, a plataforma disponibiliza uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.
O Consed explica que o objetivo do suporte é fazer um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas pelos professores durante a pandemia no novo coronavírus (Covid-19). Para se inscrever, acesse o link.
Professores estão interessados em apoio emocional
O portal Notícias Concursos havia publicado semanas atrás uma pesquisa do próprio Instituto Península revelando que 88% dos professores nunca tinha dado aula à distância de forma remota e 83,4% não se sentem preparados. O levantamento tinha como objetivo entender o sentimento e a percepção dos educadores brasileiros diante dos desafios da suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia de Covid-19.
Foi observado que o sentimento negativo predomina entre os educadores, pois 67% se sentem ansiosos, 38% cansados, 36% entediados, 35% sobrecarregados, 34% estressados e 27% frustrados. Apenas 9% se dizem alegres e 23% calmos. Foram mais de 7773 respondentes.
Se antes, com as aulas presenciais, professores já evidenciavam uma sobrecarga no trabalho e rotina exaustiva, a pandemia do novo coronavírus escancarou um problema maior, pois a maioria teve que se reinventar e começar o processo de ensino-aprendizagem praticamente do zero.
O levantamento mostrou ainda que 75% dos professores afirma não ter recebido qualquer tipo de suporte emocional durante o período de isolamento social. Eles demonstraram interesse em receber apoio psicológico/emocional.