Conheça os modelos de negócios e saiba como escolher o seu

Conheça os modelos de negócios e saiba como escolher o seu

Saiba qual modelo pode ser o ideal para começar a sua empresa

Ao decidir ser empreendedor, uma das primeiras decisões que precisa tomar é definir qual é o modelo de negócios ideal para a sua empresa. Por isso que hoje, nós vamos te ajudar nisso, indicando os principais modelos de negócios e como escolher o seu.

Do que se tratam os modelos de negócio?

O modelo de negócio envolve tirar as ideias sobre a empresa da cabeça e colocar no papel. Dessa maneira, visa concentrar as informações sobre como o seu negócio gerará valor junto aos clientes.

Assim, este documento tem a intenção de apresentar uma proposta de como o negócio pretendido gerará valor para os possíveis clientes.

Portanto, este documento se torna relativamente simples, podendo ser replicado, dando uma ideia completa de como será o negócio. E se for necessário, pode sofrer ajustes sempre que for necessário.

Quais são os principais tipos de modelos de negócio existentes?

Apresentamos na sequência, os principais tipos de modelos de negócio existentes, para que você conheça e tenha clareza sobre os formatos.

Franquia

Este modelo de negócio está muito em alta, e ganhando cada ver mais investimentos no setor. Assim, a franquia funciona da seguinte forma. A partir das unidades franqueadas, o empreendedor administra a sua unidade a partir das diretrizes vindas da franqueadora.

Assim, o franqueado tem o direito de uso da marca e das ações de marketing efetivadas pela franqueadora. Além disso, tem direito a obter suporte para todas as atividades da unidade.

É um modelo de negócio utilizado principalmente por pessoas que estão iniciando a empreender ou que preferem começar com um negócio. Afinal, contarão com suporte e com grande visibilidade.

Negócios sociais

Este modelo tem se desenvolvendo com muita expressividade, uma vez que alia a responsabilidade social com a ambiental. A propósito, faz parte deste tipo de negócio, as empresas que têm como princípio a sustentabilidade, o que gera valor à marca. Assim como, aquelas que voltam suas atividades para atendimento aos públicos que fazem parte da diversidade cultural.

Muitas pessoas tem o intuito de adquirir produtos que tem como princípio a sustentabilidade. Uma vez que estão comprometidas com a preservação ambiental.

E assim, as empresas que se dedicam a este modelo, buscam gerar impacto positivo na sua imagem. Há alternativas como a produção de produtos naturais, juntamente, com os princípios de reusabilidade e reciclagem de materiais.

B2B

B2B, significa Business to Business, ou seja, empresa para empresa. Neste modelo, o empreendimento é criado para comercializar produtos diretamente para outras estabelecimentos, sendo que não se volta para o consumidor final.

Assim, a empresa fornece matéria prima e insumos para outras empresas. Por exemplo, inclui softwares, mão de obra especializada, máquinas, equipamentos profissionais, peças para fabricação de outros produtos, entre outros.

Neste caso, normalmente, a fabricação ocorre em grande quantidade. Além disso, as vendas ocorrem a partir de um ticket médio muito maior do que as outras empresas, pois as vendas ocorrem a partir de grandes quantidades.

Assinatura

Este modelo está crescendo exponencialmente. Afinal de contas, cada vez mais, existem empresas que oferecem este sistema de negócio para os clientes. Assim, o cliente paga uma taxa semanal, mensal, semestral e até anual para usufruir dos serviços oferecidos pela empresa.

Então, os serviços de planos de assinatura mais conhecidos são:

  • Serviços de streaming, como a Netflix e a Prime Video;
  • Livros, como a Leiturinha, Tag – Experiências Literárias;
  • Uso de antivírus, como o Norton, MacAfee;
  • Petiscos e acessórios para cães, como a BOX.Petico;
  • Alimentos naturais para pessoas, como a Best Berry;
  • Produtos de beleza, como a Glambox;
  • Cervejas selecionadas, como o BeerFlakes ou o Clube Cervejabox;
  • Itens de papelaria, como a Papel na Caixa;
  • Por último, vinhos como o Wine.

Freemium

Por fim, este é um modelo de assinatura em que o cliente pode optar por utilizar recursos gratuitos ou pagos das empresas. Desta forma, as empresas optam por oferecer um serviço de forma gratuita, como forma de incentivar o cliente a adquirir os produtos premium.

Este modelo de negócio está sendo muito utilizado por escolas voltadas para o EaD (Ensino a distância). Além disso, serviços de bancos de imagens também incluem nessa categoria.

Concluindo, para escolher o modelo de negócio para a sua empresa, é preciso que você veja as opções existentes e faça a sua escolha de forma mais acertada.

Os modelos de negócio direcionam os próximos passos para a abertura da empresa, bem como, as formas de comercializar os produtos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?