Conheça o concurso EsPCEx e veja quando sai novo edital

Saiba dos requisitos e quais conteúdos podem ser aplicados

Atualmente, muitos jovens estão interessados em ingressar na área militar, seja por nível médio ou superior. Desse modo, o concurso EsPCEx oferece cargos exatamente para esse público, dispondo de processo seletivo próprio.

Nesse cenário, as vagas são abertas anualmente e o edital desse ano está com previsão de ser publicado, já contendo todas as informações necessárias para a participação. Dessa vez, são 440 candidatos a serem aprovados, com cargos voltados para ambos os sexos, masculino e feminino.

Confira sobre o concurso EsPCEx

O concurso EsPCEx é referente à Escola Preparatória de Cadetes do Exército e possui mais de meio século de existência. Sendo assim, sempre tem o objetivo de preparar os jovens para exercer a função militar de maneira adequada e com disciplina.

Além disso, depois de se tornar servidor, o recruta conta com uma excelente remuneração inicial, a qual deve aumentar após a formação completa. Assim, podendo passar de 7 mil reais mensais somente nos primeiros anos.

Pré-requisitos para participar da seleção

O primeiro critério de admissão é ter nacionalidade brasileira, isto é, nascido em território nacional. Além do mais, outro requisito é a idade mínima, sendo igual a 17 anos, e bem como um máximo, sendo 22 anos completos até dezembro do ano de matrícula.

Para mais, é fundamental que o candidato esteja cursando ou já tenha concluído o ensino médio, antigo 2° grau. Aliás, esse requisito deve ser comprovado mediante à documentação legal emitida por uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.

Etapas do processo seletivo EsPCEx

O concurso EsPCEx é composto por 5 etapas de verificação que avaliam a aptidão do cidadão para exercer as funções atribuídas ao cargo. Por isso, todos os participantes devem concluir o quinteto e obter a classificação, dentro do procedimento padrão.

A primeira etapa é referente à avaliação intelectual, de caráter eliminatório, seguida pelo requisito física e, após, psicológica. Por fim, há uma análise documental no momento da admissão, onde se observa a legitimidade da papelada.

1° etapa

Nessa primeira fase, há a aplicação das provas escritas nas mais diversas localidades do país durante dois dias consecutivos. Portanto, cada um dispõe de um teste com assuntos gerais e específicos.

No dia 01, aplicam-se os conteúdos de português, química, física e redação, e no dia 02, matemática, geografia, história e inglês. Com cada disciplina contendo pesos diferentes, a prova é realizada em, no máximo, 4 horas e 30 minutos.

2° etapa

No segundo momento do concurso EsPCEx, é feita a Inspeção de Saúde (IS) em todos os candidatos aprovados na fase anterior. É requerido, então, inicialmente, um documento com foto e a carteira de vacinação.

O menor de idade, por sua vez, deverá apresentar um documento de autorização para que seja aplicada a inspeção. Além disso, são pedidos exames complementares médicos, os quais são de responsabilidade do próprio futuro servidor.

3° etapa

Aqui, será feito o Exame de Aptidão Física (EAF) dos selecionados, com o intuito de avaliar o condicionamento dos mesmos. Basicamente, ocorrerá a cobrança de alguns treinos específicos dentro de um período de tempo pré-determinado.

São eles: corrida de 12 minutos; flexão de braços sobre o solo, com variações na quantidade de cada série; abdominal supra; flexão de braço na barra fixa, os quais também não tem um número de séries específico.

4° etapa

Essa etapa do concurso EsPCEx se constitui de duas partes. A primeira é referente às funções intelectivas, onde se verificam as aptidões e as habilidades mentais exigidas para a carreira militar.

A segunda é sobre o perfil personalógico do candidato. Então, no qual se avalia características da personalidade e de motivação que são determinantes para o seguimento da profissão.

5° etapa

Por fim, são conferidos todos os papéis requisitados no edital, incluindo aqueles já evidenciados nas outras etapas, com a intenção de aumentar a segurança e a confiabilidade do processo.

Ainda, é necessário entregar um documento complementar nos casos de cotas raciais. É indicado portar a heteroidentificação associada à autodeclaração do cidadão negro.

E, afinal, quando sai o novo edital?

Ainda não tem data definida para o edital do concurso EsPCEx. No entanto, há garantias oficiais de que essa abertura irá acontecer em breve.

No ano passado, o período de inscrições vigorou entre o dia 08 de fevereiro e 23 de maio. A taxa de inscrição, por sua vez, se fixou em 100 reais. Desse modo, é importante que o candidato inicie a preparação tanto física, quanto estudantil para obter um bom resultado na prova.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.