Você conhece o cargo de agente escolar da SEE-SP? Então, essa pode ser a sua chance de conquistar uma vaga dentro da Secretaria de Educação do estado de São Paulo.
O governo atual do estado aprovou a contratação de diversos profissionais e a escolaridade mínima exigida é de Ensino Médio completo.
Por isso, separamos as principais informações sobre o cargo e o que é preciso para conseguir uma das vagas, para ajudar você que está à procura de um emprego este ano.
Assim, quer saber tudo sobre esse assunto tão importante para os profissionais de São Paulo? Então, não deixe de ler até o final e fique por dentro de todos os detalhes mais relevantes.
Contratação de agente escolar da SEE-SP, saiba mais
O atual governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas, anunciou excedente a autorização para que mais de 7 mil agentes e organização escolar (AOE) fossem contratados em caráter temporário.
Dessa forma, esses profissionais estarão vinculados à Secretaria de Educação do estado de São Paulo, a SEE-SP. Aliás, a autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado no último sábado, dia 11 de fevereiro.
Portanto, essa pode ser a chance de muitos profissionais que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. Afinal, as exigências do cargo são bastante simples.
Quantidade de vagas e remuneração
Das 7.771 vagas, 3.028 serão para listagem final de aprovados em PSS (Processo Seletivo Simplificado). Enquanto, as outras 4.743 vagas serão para substituição de contratos temporários vigentes, de forma simultânea a cada contrato que for extinto.
O principal requisito para se tornar um agente escolar da SEE-SP é ter Ensino Médio completo. Então, quando falamos em remuneração, o salário desses profissionais é equivalente ao salário mínimo, ou seja, R$1.320,00, atualmente.
Além disso, a carga horária que o funcionário deve cumprir é de 40 horas por semana, condizente com o período escolar.
Conheça o cargo de agente escolar da SEE-SP
O agente escolar da SEE-SP é fundamental para o bom andamento das atividades cotidianas da escola. Entre as atribuições do cargo estão:
- Controlar a movimentação dos alunos dentro das dependências da escola;
- Auxiliar na manutenção da disciplina geral;
- Por fim, contribuir com a gestão escolar para que as atividades sejam organizadas.
As oportunidades serão divididas entre as Diretorias de Ensino, que farão a publicação dos editais para o Processo Seletivo nos próximos dias.
Além disso, as diretorias também ficarão responsáveis por formular e aplicar as avaliações. Ademais, elas também farão a divulgação do gabarito, do período para recurso, resultados e classificação geral dos candidatos.
Quando será a convocação?
Aqueles que foram aprovados em processos anteriores e que ainda estejam dentro do prazo de validade, serão chamados antes dos novos aprovados.
Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em função da grande necessidade e importância do serviço, o exercício terá início imediato, ou seja, um dia após a sessão e escolha da vaga.
Em meados de 2018, a SEE-SP abriu um concurso que disponibilizou cerca de 1.495 vagas efetivas para o cargo de agente de organização escolar. Nessa ocasião, os concorrentes passarão por avaliações através de provas objetivas, com 80 questões.
Dentre as disciplinas estavam Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Raciocínio matemático, Conhecimentos Específicos e Informática.
Concurso SEE-SP para professor
Em setembro do ano passado, o governo do estado de São Paulo publicou autorização para que um concurso com 15 mil vagas em caráter efetivo para professores fosse aberto.
Dessas vagas, 4.258 são para professores em Jornada Completa de Trabalho, o que significa que a jornada será de 25 horas semanais de trabalho.
Já as outras 10.742 vagas são para Jornada Ampliada de Trabalho Docente, ou seja, com 40 horas de trabalho por semana.
Para ser professor do Ensino Fundamental, é necessário ter curso normal superior ou licenciatura em Pedagogia, ou ainda programa especial de formação pedagógica superior. Em qualquer caso, também é necessário ter habilitação em magistério nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Já para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, é preciso ter licenciatura nas áreas específicas do edital, como Língua Portuguesa e Matemática, por exemplo.
Segundo a SEE-SP, o edital do concurso ainda está sendo elaborado e ainda não há previsão de data para a publicação.
Agora que você já conhece o cargo de agente escolar da SEE-SP, se candidate a uma das vagas. Por isso, estude bastante e boa sorte.