Para iniciar uma conversa, você poderia perguntar: “Você sabe o que é um food service?” Se você recebeu um empurrãozinho nesse sentido, já sabe a resposta: sua função é cuidar da produção de comida pronta para outras pessoas. Por isso que hoje, nós vamos dar dicas para trabalhar com food service.
Embora no papel tudo faça sentido, na prática não funciona tão bem. Afinal, este é um mercado altamente competitivo. Portanto, ficar de olho nas tendências é essencial para se manter à frente e se diferenciar da concorrência.
Food service: o que é e como funciona?
A tradução literal da frase em inglês “food service” é serviço de comida. Isto é, inclui qualquer negócio que forneça comida a pessoas que não estão em casa. No entanto, a definição foi ampliada ao longo do tempo para incluir serviços de entrega.
Refeições rápidas e fáceis estão em maior demanda do que nunca, já que os brasileiros tentam acompanhar suas agitadas agendas diárias. Dessa forma, o mercado fica bem aquecido.
Há uma grande variedade de estabelecimentos gastronômicos para escolher, como redes de fast food, bares, padarias, delicatessens, pizzarias até restaurantes finos.
As empresas especializadas no preparo de alimentos para consumo fora do domicílio compõem o setor de food service. Além disso, os restaurantes, food trucks, taquerias, tabernas, bistrôs e estabelecimentos similares se enquadram nessa categoria.
O nicho, no entanto, se expande além disso. Também estão incluídos neste conceito distribuidores, garçons e prestadores de serviços que trabalham para esse fim. Finalmente, todos eles se comprometem em alimentar o público de suas próprias maneiras.
Dicas para trabalhar com food service
Então, continue lendo para obter algumas dicas úteis sobre como trabalhar no segmento de food service que podem levar à expansão explosiva do seu negócio.
1ª Dica: Mais agilidade nos meios de pagamento
Inovações no sistema financeiro e a expansão do delivery levaram o consumidor brasileiro a exigir mais meios de pagamento. Agora, existem mais formas de pagamento do que nunca, incluindo compras diretas no aplicativo, Pix e pagamentos em dinheiro, além de cartões de débito e crédito.
Vale ressaltar que o uso de dinheiro em compras online caiu de 41% em 2021 para 36%, no ano seguinte.
2ª Dica: Os programas de fidelização de clientes
Embora os programas de fidelidade sejam tradicionalmente mais prevalentes na indústria de cartões de crédito, a indústria de food service vem avançando nessa área.
O estudo da Euromonitor descobriu que os segmentos de bar e restaurante tinha 26% mais clientes inscritos em programas de fidelidade do que qualquer outra indústria. Aliás, atrás apenas de empresas de cartão de crédito, supermercados e farmácias.
Por isso, uma estratégia eficaz para atrair e reter clientes é combinar um programa de fidelidade com pagamentos digitais.
3ª Dica: A fidelidade do cliente durante a entrega e os encontros na loja
De acordo com o relatório do Euromonitor, a presença física em restaurantes e bares diminuirá nos próximos anos. Assim como, as visitas pessoais são normalmente reservadas para ocasiões importantes. Portanto, tudo, desde fazer uma reserva até um pagamento, deve ser memorável.
Vale ressaltar que os brasileiros se destacam internacionalmente quando o assunto é uso do celular: 69% dos brasileiros já usaram o celular para pesquisar restaurantes e 63% fizeram pedidos de comida online pelo dispositivo.
Portanto, os empresários do setor de food service devem sempre manter as informações atualizadas em seus aplicativos, sites e mecanismos de busca. Por exemplo, as informações que incluem cardápio, horário de funcionamento e, idealmente, um sistema para fazer reservas.
4ª Dica: Operações consolidadas em uma única plataforma
Quando o assunto é delivery de comida, os apps chegaram com tudo que você poderia desejar, e muitas vezes o mesmo restaurante ou bar pode ser encontrado em vários apps. De acordo com o Relatório Sazonal 2021, 30% dos consumidores brasileiros usam mais de dois aplicativos.
Por isso, investir em um banco de dados unificado de clientes, processamento simplificado de pagamentos e gerenciamento simplificado de pedidos são possíveis por meio de uma plataforma única e unificada que conecta lojas físicas e online.
5ª Dica: Consolidação de dados do cliente no food service
As empresas da indústria alimentícia agora podem acessar informações sobre todos os seus clientes em um só lugar, quer esses clientes façam compras em lojas físicas ou usem apenas o serviço de entrega.
Aliás, esses dados podem ser usados ??para atender melhor os clientes em um bar ou restaurante, desde o gerenciamento de matérias-primas até a acomodação dos hábitos alimentares e preferências de trabalho dos clientes.
Além disso, a empresa pode rastrear clientes recorrentes e atrair novos para desenvolver promoções direcionadas.