As zonas térmicas da Terra são locais do planeta, representadas por meio de faixas, com diferentes incidências de radiação e iluminação solar.
Elas são marcadas pelos seguintes paralelos:
- Círculo Polar Ártico
- Trópico de Câncer
- Trópico de Capricórnio
Por conta das zonas de iluminação e aquecimento é possível entender os climas do nosso planeta e compreender como se deu a ocupação humana na Terra.
Além disso, a distribuição diversificada na quantidade de luz solar na superfície terrestre afeta diretamente a temperatura das regiões, assim como a formação das suas paisagens.
As zonas térmicas da Terra são respectivamente:
- Tropical ou intertropical: Entre os trópicos
- Temperada: Entre os trópicos e círculos polares
- Polar: Entre os círculos polares e os polos
As zonas térmicas da Terra poderão aparecer em questões do Enem e demais vestibulares. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!
Principais características das zonas térmicas da Terra
Selecionamos abaixo as principais características de cada uma das zonas térmicas da Terra, veja!
Zona Tropical
A Zona Tropical ou Intertropical pode ser dividida de acordo com alguns autores entre Zona Tropical Norte que compreende a linha do Equador e o trópico de Câncer.
E a Zona Tropical Sul, que fica localizada entre a linha do Equador e o trópico de Capricórnio.
Zona Temperada
Pode ser dividida entre Zona Temperada do Norte, localizada entre o trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico e a Zona Temperada Sul, entre o trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
Os raios solares chegam a essa região de maneira inclinada, e por isso apresenta temperaturas amenas. Além disso, os dias são mais longos no verão e mais curtos no inverno, definindo bem as estações.
Zona Polar
Compreende a Zona Polar Ártica e Zona Polar Antártica, conhecida também como Zona Glacial, apresentando temperaturas mais geladas devido à pequena incidência de raios solares.
Os dias têm durações bastante diferentes, justamente por receberem raios solares de forma bastante inclinada. Em algumas regiões durante o inverno elas ficam meses sem luz solar, ao contrário do verão quando os dias são mais prolongados.
Por que elas existem?
Dentre os vários fatores que possibilitam a existência de zonas térmicas, podemos destacar sobretudo:
- A forma do planeta Terra;
- A Inclinação do eixo da Terra;
- Movimento de translação ao redor do Sol.
Por praticamente ser esférico e levemente achatado nos polos, os raios solares não incidem no mesmo ângulo e intensidade em toda a superfície do planeta.
Zonas Térmicas do Brasil
Grande parte do território do Brasil faz parte da Zona Tropical, localizada entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio.
Contudo, uma parte da região Sul do país esta compreende a Zona Temperada Sul, apresentando temperaturas mais baixas. Esta zona está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as Zonas Térmicas da Terra?
Não deixe de ler também – Geologia: O que são os dobramentos modernos.