Conheça as possibilidades de uso da nota do Enem

Quando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado, o seu único objetivo era analisar a qualidade da formação dos estudantes recém formados, contudo, atualmente há diversas formas de usar a nota obtida no exame.

Com o passar dos anos, o Enem tomou grandes proporções e a média obtida por seus participantes passou a ser aceita por muitas instituições, aumentando, assim, possibilidades de uso da nota.

Veja abaixo como e onde usar sua nota!

Entrar em universidades públicas brasileiras

Após a criação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a nota do Enem passou a ser utilizada pelos estudantes principalmente para concorrer a vagas em universidades federais.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) o Sisu é um “sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino oferecem vagas para candidatos participantes do Enem”.

Assim, o sistema analisa todas as notas dos estudantes inscritos e número de vagas ofertado por cada instituição, para cada curso. A partir dessa combinação, o sistema apresenta uma lista dos aprovados. As inscrições são feitas exclusivamente na sua plataforma.

Ganhar bolsas de estudo

Outro programa do MEC, o ProUni (O Programa Universidade para Todos ) possibilita usar a nota do Enem para conseguir bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior.

As bolsas oferecidas são de 50% e 100% e são distribuídas de acordo com a renda dos inscritos, pois o ProUni visa atender estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desse modo, só podem se inscrever as pessoas que ainda não possuem diploma de ensino superior.

Conseguir financiamento para estudar

Através do Fies, outro programa do MEC, a nota do Enem também pode ser usada para pleitear financiamento estudantil.

O programa financia cursos superiores não gratuitos para estudantes que não podem pagar as mensalidades no período de realização do curso e que se enquadram nas regras estabelecidas por edital. Nesse sentido, ao concluir o curso, o estudante terá um prazo para começar a pagar o financiamento.

O sistema do Fies analisa as possibilidades de financiamento a partir do CPF e da nota do Enem dos inscritos.

Estudar no exterior

Cada vez mais universidades do exterior aceitam o uso da nota do Enem para o ingresso de estudantes brasileiros.

Este é o caso de diversas instituições de Portugal. Algumas das mais de vinte instituições portuguesas que usam a nota do Enem são a Universidade de Lisboa, a Universidade do Porto e, também, a Universidade de Coimbra.

Fazer curso técnico

Além disso, os estudantes também podem fazer cursos técnicos gratuitos com a nota do Enem.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) permite que os estudantes ingressem em cursos Técnicos Subsequentes com a média obtida no exame. Esses cursos são justamente para os alunos que já concluíram o ensino médio.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário.

Clique aqui para conferir mais notícias sobre o Enem.

https://noticiasconcursos.com.br/dicas/enem-2020-dicas-de-aplicativos-para-corrigir-sua-redacao/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.