Em geral, o setor de alimentos está em alta e confere uma boa opção para fazer um investimento. Apesar da competitividade, os negócios tendem a dar certo, ainda mais na área de doces. Por isso, as franquias de donuts mais baratas estão sendo um tema de busca entre os pequenos e médios empreendedores.
Seja como sobremesa, como acompanhamento do café, como um simples lanche, os doces estão sempre entre as alternativas mais escolhidas pelos brasileiros. E nesse cenário, os donuts estão fazendo cada vez mais sucesso.
Confira as franquias de donuts mais baratas em 2023
Antes de citar quem está na lista, é interessante saber os valores reais que estão envolvidos nesse empreendimento. Então, segundo uma pesquisa produzida pela eCGlobal, aproximadamente 30% da população do Brasil consome doce de duas a três vezes por semana.
No mesmo estudo, foi evidenciado que 16% comem algum tipo de doce todos os dias. Esse comportamento, então, de acordo com a EuroMonitor faz com que o setor movimente cerca de 12 bilhões de reais por ano no mundo.
No Brasil, o ramo está inserido no setor de alimentação, que faturou por volta de 43 bilhões de reais em 2021, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Sendo assim, agora que sabe essas informações, confira 4 franquias de donuts mais baratas que valem o seu investimento.
Dunkin Donuts
Pioneira no ramo, a marca iniciou sua produção ainda na década de 1950, nos Estados Unidos. Anos depois, após aderir ao Franchising, a Dunkin Donuts cresceu exponencialmente e se expandiu para 32 países, incluindo o Brasil.
Atualmente, são mais de três mil e duzentas unidades ao redor do mundo, sendo que a empresa abriu sua primeira loja em Brasília recentemente. Dessa forma, esse acontecimento acabou por criar a oportunidade de novos investidores se associarem, já que os estabelecimentos estão sendo um sucesso.
Os seus produtos são originais e ela também é referência em café, sendo a maior varejista de doses individuais da bebida. O investimento inicial mínimo é de 300 mil reais, ainda com uma taxa de franquia a partir de 39 mil. Por fim, o faturamento médio mensal e o prazo de retorno não estão devidamente informados.
Dóffee – Donuts & Café
Fundada no Brasil, a Dóffee é uma marca especializada na produção de donuts artesanais. As suas receitas são secretas e exclusivas, com a tentativa de juntar a qualidade do doce americano com os hábitos alimentares do brasileiro.
A primeira unidade da franquia foi aberta em 2021, dois anos após a sua fundação. Nesse mesmo ano, foram 17 estabelecimentos construídos em pontos comerciais espalhados pelo país, agregando, inclusive, novos grupos populacionais como público alvo.
Desse modo, o investimento inicial mínimo varia de 295 mil a 350 mil reais, dependendo do modelo de instalação. Enquanto, o faturamento médio mensal de uma das franquias de donuts mais baratas, é de 145 mil reais, contando com um prazo de retorno de 24 meses.
Rede Café Donuts
Também antiga no mercado, essa franquia de donuts atua no ramo desde 2005 e está entre as maiores redes da nação. Os seus produtos são variados, tendo como foco a venda de donuts, com muitas alternativas de recheios e coberturas.
Além disso, há a comercialização de outros produtos como bolos, diferentes tipos de café, pães, salgados, entre outros. Bem consolidada no mercado e com uma reputação de excelência, a marca é uma opção ótima para aquele investidor que preza pela segurança e estabilidade.
O investimento inicial mínimo é de aproximadamente 100 mil reais, contando um faturamento médio mensal que gira em torno de 35 mil reais. O prazo de retorno, em geral, fica em 30 meses.
Q! Donuts
Por último, uma das franquias de donuts mais baratas é, mais uma vez, brasileira e fundada em Campinas, no interior de São Paulo. O seu diferencial é o ambiente, já que a ideia original dos criadores era propiciar um espaço de fuga da rotina para o seu público-alvo.
Além dos donuts, são oferecidos cookies e brownies, como comidas, e cafés e cappuccinos, como bebidas de acompanhamento. Para mais, ainda são vendidos milkshakes e inúmeros sabores de soda. Desse modo, com um portfólio extenso, outros alimentos também podem aparecer em estoque como uma novidade exclusiva do local.
O investimento inicial mínimo para abrir uma unidade é de 150 mil reais, já com a taxa de franquia inclusa no valor. Por fim, o faturamento médio gira em torno de 100 mil reais, contando com um prazo de retorno de 24 meses após a abertura.