Conheça a pequena cidade de SC considerada a melhor do Brasil para viver após os 60 anos

Peritiba, cidade de Santa Catarina,  se destacou no mais recente Índice de Longevidade de uma pesquisa que avalia as melhores cidades do Brasil para viver após os 60 anos. Com apenas 2,7 mil habitantes, Peritiba conquistou o primeiro lugar no ranking de municípios com até 34 mil habitantes.

Índice de Longevidade 2023

O Índice de Longevidade (IDL) 2023 avaliou pela primeira vez todos os 5.570 municípios brasileiros. As cidades foram classificadas em pequenas (até 34 mil habitantes), médias (até 100 mil habitantes) e grandes.

As Melhores Cidades para Viver no Brasil

Com base nos critérios do IDL, as seguintes cidades foram classificadas como as melhores cidades para viver no Brasil para pessoas com 60 anos ou mais.

Grandes Cidades

  1. São Caetano do Sul, São Paulo
  2. Florianópolis, Santa Catarina
  3. Vitória, Espírito Santo
  4. Curitiba, Paraná
  5. Jundiaí, São Paulo

Cidades Médias

  1. São Lourenço, Minas Gerais
  2. Gramado, Rio Grande do Sul
  3. São Miguel do Oeste, Santa Catarina
  4. Adamantina, São Paulo
  5. Concórdia, Santa Catarina

A pesquisa é baseada em três variáveis: Economia, Socioambiental e Saúde. São analisados 23 indicadores em cada variável, com dados coletados em órgãos públicos como INSS, IBGE, Ministério da Saúde, Ministério da Fazenda e Tesouro Nacional.

Conheça a pequena cidade de SC considerada a melhor do Brasil para viver após os 60 anos
Cidade de Peritiba, Santa Catarina. Imagem: Divulgação

Peritiba: destaque na Saúde

Peritiba é a 28ª cidade com o maior número de leitos e a 56ª com o maior número de procedimentos hospitalares no Brasil. A cidade recebeu uma nota de 86,15 na dimensão Saúde, além de 75,38 em Economia e 58,49 em Socioambiental.

Peritiba se destacou principalmente na dimensão Saúde, com nota de 86,15. A cidade é a 28ª com o maior número de leitos e a 56ª com o maior número de procedimentos hospitalares.

A expansão do Índice de Longevidade

Em sua primeira edição, lançada em 2017, o Índice de Longevidade avaliou 498 municípios brasileiros. Em 2020, em sua segunda edição, o número de municípios avaliados passou para 876. Já em 2023, foram avaliados pela primeira vez todos os municípios brasileiros.

Santa Catarina e o envelhecimento da população

Além da presença marcante no Índice de Longevidade 2023, Santa Catarina tem o maior índice de envelhecimento da população em quatro décadas. Isso mostra que a cidade de Santa Catarina oferece condições propícias para uma vida longa e saudável.

Índice de Longevidade 2023

Os dados do Índice de Longevidade 2023 apontam que a cidade de Santa Catarina, Peritiba, é um dos melhores lugares do Brasil para viver após os 60 anos. Com destaque na dimensão Saúde, a cidade oferece uma alta qualidade de vida para seus habitantes. Se você está planejando sua aposentadoria, Peritiba pode ser uma excelente escolha!

Qualidade de vida: uma busca dos brasileiros

A qualidade de vida tem sido um tópico de discussão entre os brasileiros. Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Locomotiva destacou que 57% da população prioriza a qualidade de vida em detrimento à longevidade. Essa é a nova tendência social no Brasil.

A Escolha por uma Vida de Qualidade

O psicólogo clínico Bruce Martins, 29 anos, e Maria, uma professora universitária aposentada de 91 anos, representam dois pontos de vista diferentes sobre a qualidade de vida. Martins argumenta a favor da longevidade para aproveitar mais a vida, enquanto Maria prioriza a qualidade de vida.

Uma Análise Baseada em Pesquisas

Estudos revelam que a preferência pela qualidade de vida é maior entre mulheres, pessoas com nível superior de educação, os mais solitários e à medida que a idade avança. Este dado pode ser atribuído a vários fatores, incluindo a sobrecarga de trabalho e responsabilidades familiares.

O Impacto da Idade e das Condições de Saúde

À medida que envelhecemos, nossa perspectiva sobre a vida muda. A neuropsicóloga Geissy Araújo sugere que com a idade, percebemos que a vida é mais sobre a qualidade do tempo que temos, em vez de quanto tempo temos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.