Concurso Público: 5 dicas para começar a estudar

Com as incertezas trazidas pela pandemia, os concursos são uma alternativa para você conquistar a liberdade financeira e estabilidade desejada.

Você olha o saldo bancário, as contas para pagar no final do mês e a falta de perspectiva no seu atual emprego, não consegue planejar uma viagem em família, trocar o carro e está sempre pensando que poderá ser o próximo demitido. Você se enxerga nessa situação? Conquistar uma vaga no funcionalismo público pode ajudar a garantir sua estabilidade emocional e financeira.

Muitas pessoas que decidiram encarar os concursos públicos possuem muitas dificuldades no início da jornada. Saber alguns atalhos no começo pode ser um fator vantajoso contra seus concorrentes, afinal, além de fazer a sua parte, você precisa desbancar outros concurseiros para conseguir a vaga almejada.

As cinco dicas a seguir podem (e devem) ser complementadas, mas iniciar os estudos sem praticá-las atrapalhará o seu desempenho.

Saiba por que você está fazendo concurso

Saber o motivo pelo qual você decidiu se dedicar aos estudos é primordial para alcançar seus objetivos. Haverá noites em claro, cansaço, estresse e muitas dúvidas no meio do caminho. Os motivos são pessoais e variados. Pode ser o desejo de melhorar financeiramente, uma vocação para determinado cargo ou a estabilidade funcional que garantirá um futuro profissional mais tranquilo.
Lembre-se sempre qual sua motivação. Ela será seu amuleto daqui em diante.

Foque em uma área que você tenha afinidade

Um dos erros mais comuns no início dos estudos é não ter foco em alguma carreira. A gama de oportunidades no serviço público é muito grande e faz com que as pessoas se percam nos assuntos a serem estudados. Embora algumas matérias sejam exigidas em praticamente todos os concursos públicos, como português, direito administrativo e constitucional, existem muitas diferenças entre os editais.
O conteúdo da prova de algum cargo policial é, por exemplo, bem diverso de um cargo na área tributária ou de finanças. Tenha em mente qual área mais se adequa aos seus interesses. Há mais chances de você fixar e se aprofundar na matéria estudada, aumentando suas chances de aprovação.

Devore o edital do concurso

Pode parecer uma dica simples, mas o edital traz informações muito importantes que acabam sendo negligenciadas pelos candidatos mais inexperientes. Informações sobre a banca, a forma de aplicação das provas, o conteúdo que pode ser abordado, horários de início e fim, entre diversos outros tópicos, são imprescindíveis.

O objetivo é evitar dúvidas e antecipar situações que possam surgir na hora da prova, deixando você focado no que interessa: acertar o máximo de questões possíveis. E isso só acontece quando você está preparado.

Estude com apoio de quem já chegou lá

Embora muitas pessoas sejam autodidatas, existem diversas maneiras de você cortar caminhos rumo à aprovação. Cursos online e presencias são os mais utilizados no Brasil. Geralmente os professores são pessoas concursadas nos mais diversos cargos, trazendo macetes e dicas importantes. Livros, apostilas, vídeos de professores nas plataformas das redes sociais, mentorias, estudos em grupo, entre outras opções, também podem guiar a sua jornada.

Aposte nos simulados, também, para conseguir ver os modelos de provas e, quando chegar no momento final, não ser pego de surpresa pelo número de questões ou pelo formato delas. Além disso, o contato com outras pessoas que também buscam o desejo de passar em um concurso público pode dar mais motivação para você seguir o ritmo de estudos.

Seja constante

Há casos em que a aprovação acontece após 5, 10 anos do início dos estudos. Mesmo com todas as adversidades neste período, essas pessoas possuem pelo menos uma coisa em comum: são constantes no estudo.

Estipular metas de curto a longo prazo, estabelecendo dias e horários de estudo, proporciona ao candidato o planejamento necessário para a aprovação. A recorrência e persistência é o que diferencia os aprovados. O motivo é simples: vence apenas quem ultrapassa a linha de chegada. Seja sendo aprovado de primeira, seja perdendo as contas de quantas provas realizou.

Colocando em prática essas cinco dicas você poderá iniciar a sua rotina de estudos com mais qualidade rumo à aprovação.

Mas, lembre-se, nuca perca de vista a dica n° 1: sua motivação. Ela será o seu combustível.

Se você está buscando a aprovação em um concurso, não esqueça de ver mais dicas que o nosso portal oferece!

Que tal começar agora mesmo? Saiba todos os concursos abertos aqui!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.