Congresso debate ao vivo situação da educação diante da pandemia

O público pode participar virtualmente da discussão com perguntas e comentários

Ocorre neste momento desta quinta-feira (9), reunião da Comissão Mista do Congresso Nacional para debater o panorama da educação durante a pandemia do novo coronavírus. O público pode participar virtualmente da discussão com perguntas e comentários. A transmissão pode ser acompanhada aqui.

Entre os convidados para o debate estão o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Luiz Miguel Martins Garcia; a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Cecília Mota; o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi; a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Ilona Maria Lustosa Becskeházy; e Cezar Miola, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.

Muitos usuários participaram do debate on-line enviando suas perguntas. Pais e alunos afirmaram durante a discussão que com o isolamento social, muitos estudantes não estão aprendendo tanto quanto deveriam. “Quais as medidas para reverter essa situação?”, perguntou uma Suzanny, aluna residente do Distrito Federal.

Outro usuário sugeriu que o ensino remoto ainda é a maneira mais segura e viável nesses tempos de pandemia e sugeriu ainda que a Lei de Crédito Educacional poderia auxiliar os estudantes.

A falta de acesso à internet e equipamentos tecnológicos, como computadores, notebooks e celulares, permeou também as discussões abertas para os usuários. Muitos questionaram o que os governos farão para melhorar o acesso de alunos às tecnologias.

Outros usuários demonstraram preocupação em ter que “repetir” o ensino em 2021. “Teria a possibilidade de não termos mais aulas presenciais esse ano e, consequentemente, teremos que repetir 2020 em 2021?”, perguntou um aluno do Acre. A formação docente também foi muito discutida no debate.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.