Economia

Confira os golpes mais comuns na internet e como se prevenir

Atualmente, existem diversos tipos de golpes que são aplicados através da internet. Os criminosos sempre estão buscando novas maneiras de enganar as vítimas, utilizando técnicas de engenharia social, que induz usuários desavisados a compartilharem dados pessoais.

Desta forma, é muito importante que os usuários tenham conhecimento dos golpes, e também de como se prevenir deles. Dentre os golpes mais comuns que são sendo aplicados online estão: boleto falso, SMS, golpe do Whatsapp e páginas falsas. Sendo assim, confira a seguir detalhadamente cada um deles, e como se prevenir.

Boleto falso

Este é considerado o golpe mais comum atualmente na internet. Nele, os criminosos utilizam todos os dados da vítima, que são obtidos através de vírus no aparelho ou outros métodos, para gerar um boleto falso. Além disso, eles inserem os dados da suposta empresa que está realizando a cobrança, fazendo com que o boleto pareça mais real.

Em seguida, os golpistas enviam o boleto falso para o Whatsapp da vítima, juntamente de uma solicitação formal de cobrança. Os tipos de cobrança variam, indo desde contas comuns do dia a dia, como a de telefone, até compra de produtos. Neste momento, quem recebeu a mensagem deve ficar atento, conferindo todas as informações, e apenas realizar o pagamento se tiver certeza de que é um boleto verdadeiro.

SMS

Este tipo de golpe também é bastante comum, através do qual os criminosos enviam um SMS contendo links, que podem ser de cobrança ou não. Estes links também podem solicitar a mudança de dados bancários, através de formulários que roubam todos os dados da vítima. Além disso, os links podem conter vírus espiões, que roubam os dados da vítima sem que ela saiba.

Desta maneira, após conseguir roubar os dados, os criminosos dão continuidade ao golpe, acessando os aplicativos de instituições financeiras e retirando dinheiro ou fazendo transferências. A melhor prevenção contra este tipo de golpe é nunca clicar em links enviados por SMS, ou até mesmo em aplicativos de mensagens, como o Whatsapp. Bancos e instituições financeiras nunca entrarão em contato com os clientes desta maneira.

Golpe do Whatsapp e páginas falsas

Este tipo de golpe ocorre quando os bandidos clonam o Whatsapp da pessoa, utilizando sua foto de perfil e seus dados, e entram em contato com seus amigos e familiares se passando pela pessoa. Desta forma, os criminosos inventam uma falsa situação de emergência, e pedem transferências de dinheiro para as vítimas.

Como assumem se tratar de uma pessoa de confiança, as vítimas acabam transferindo o dinheiro sem questionamentos. Sendo assim, é importante ficar atento, principalmente quando os pedidos vem com muita urgência e dizendo que trocaram de número. tente confirmar pessoalmente, ou por telefone, com a pessoa que solicitou o dinheiro.

Por fim, existe o golpe das páginas falsas. Neste tipo, criminosos enviam links por e-mail, que redirecionam a vítima para páginas falsas. Através dessas páginas, as vítimas são induzidas a enviar seus dados aos criminosos, que também podem solicitar dinheiro ou induzi-las a baixar aplicativos maliciosos no celular.