O Banco do Brasil está com as inscrições abertas para o seu concurso em 2023. As inscrições acontecerão até o dia 24 de fevereiro e a banca organizadora será a Fundação Cesgranrio. Além disso, as vagas disponíveis serão para escriturário tradicional e escriturário de TI.
A prova do concurso do Banco do Brasil contará com uma redação para avaliar os candidatos. Porém, muitas pessoas possuem dúvidas de como ir bem nessa parte da avaliação. Pois, uma nota inferior a 70 na dissertação, levará o candidato à eliminação. Portanto, você sabe como fazer a redação perfeita para o concurso do Banco do Brasil? Confira a seguir para fazer um bom texto.
1. Texto Dissertativo-Argumentativo e Tema
Esse é o tipo de texto que a banca do concurso exigirá de você. Esse tipo de avaliação é feita por muitas bancas avaliadoras, por exemplo, no Enem e na Fuvest. Para resumir, para ser um texto dissertativo-argumentativo é necessário que o autor exponha o seu ponto de vista. Mas, não só isso, terá que argumentar o porquê dele.
Dessa forma, o avaliador conseguirá perceber se você possui a capacidade de opinar e justificar suas opiniões. Assim, para escrever um texto para o concurso Banco do Brasil 2023, é necessário que você tenha conhecimento do assunto. Porém, o tema da redação só é conhecido durante a prova. Dessa forma, manter-se atualizado e possuir um repertório cultural rico é uma forma de antecipar o susto do tema.
Além disso, não fique preso ao senso comum, aposte em opiniões fortes. Mas, consiga estabelecer seu argumento para elas. Lembre-se que a redação não será julgada por sua opinião, mas sim se você consegue defendê-la.
2. Tenha uma estrutura para montar a redação do concurso Banco do Brasil 2023
Introdução: Para escrever sobre um tema é necessário apresentá-lo ao leitor. Por mais que o seu avaliador saiba qual é o tema, é preciso que você escreva-o como se fosse uma matéria. Ou seja, é necessário fazer uma breve introdução para que ele tenha ideia do que irá se tratar o texto.
Além disso, na própria introdução você poderá problematizar o tema. Ou seja, apresentar de forma sucinta os pontos de vista que serão discutidos adiante.
Discussão: Essa parte é o miolo da redação e a mais importante em um concurso como o do Banco do Brasil. Aqui, é necessário que você mantenha uma coesão e coerência do texto. Ou seja, é necessário que você demonstre ao avaliar que consegue unir ideias. Ao mesmo tempo, deve mostrar que tem domínio do assunto.
Essa é a parte em que fugir do tema pode te eliminar na redação do concurso do Brasil. Assim, falar sobre outras coisas que não têm relação com o tema será uma fuga. Além disso, é necessário que a escrita seja formal.
Conclusão: nesta parte do texto você retomará de forma breve os problemas postos na introdução. Em seguida, poderá apresentar uma forma de solucioná-los ou reforçar a ideia da necessidade de intervenção. Aqui, seja sucinto, afinal é a parte final da redação.
3. Afie o português e a caligrafia
É necessário ter domínio na escrita de palavras, regência, pontuação e vocabulário. A partir desse estudo você conseguirá facilmente unir as ideias da discussão. Dessa forma, poderá ter um texto coerente e organizado que qualquer pessoa leia e entenda claramente.
Por falar em compreensão, atenção a sua caligrafia. A dificuldade em compreender uma palavra mal escrita ou rasurada, pode comprometer o entendimento das ideias. Logo, torna a redação menos coerente e sujeito à redução de pontos.
4. Evite na redação do concurso Banco do Brasil 2023
A sua redação poderá ter nota zero caso você faça algumas dessas ações:
Fugir do tipo de texto: logo, atente-se e não faça outros gêneros textuais em usa redação. Por exemplo, poemas.
Fugir do tema: como dito antes, você deve tomar cuidado para não desenrolar uma ideia e correr solto nela. Além disso, mantenha os pés firmes no tema para que as opiniões gire em torno dele.
Texto não articulado verbalmente em português: não faça desenhos ou apenas escreva números. Ou seja, escreva claramente em língua portuguesa.
Assinatura: não assine no seu texto o seu nome ou faça qualquer sinal que possa identificá-lo. Pois, a redação não deve ter conflitos de interesse.
Material de escrita: utilize caneta como posto no edital do concurso. Não faça redação a lápis ou mesmo deixe de apagar caso utilize em algum momento.