Os Tribunais Regionais do Trabalho de inúmeros estados já definiram a sua quantidade de vagas para admissão de novos servidores. Além disso, a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT também foi estabelecida e pode ser conferida a qualquer momento.
De acordo com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, 2.300 participantes serão contratados em todo o território nacional. Contando, basicamente, com duas carreiras que estão disponíveis para a inscrição.
Veja a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT
O Conselho Superior, para efetivar e decidir sobre o quantitativo para cada especialista, se baseou em critérios objetivos, levando em consideração a carência de servidores de cada setor.
Sendo assim, a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT está pautada em cálculos fundamentados no quadro atual de funcionários dos órgãos em questão. Além do mais, foi feita uma reserva para o provimento no Tribunal Superior do Trabalho, levando em conta situações pontuais.
Cargos e vagas para o concurso TRT
Nesse cenário, então, de acordo com informações divulgadas no site do CSJT, a relação ficou a seguinte: 300 vagas para a magistratura, 998 para analistas, 876 para técnicos e 126 para o cadastro reserva e para o Tribunal Superior do Trabalho.
É válido lembrar que o total mencionado diz respeito ao país inteiro e não para cada estado correspondente. Então, cada localidade vai receber um percentual proporcional às demandas que existem na instituição.
Ainda, mesmo com os números já definidos, fica a critério de cada Tribunal Regional do Trabalho decidir sobre o quantitativo de áreas e especialidades dentro de cada carreira. Logo, podem existir variações em cada estado.
Relação total em cada região para o concurso TRT
Agora, confira como será a quantidade de vagas para cada região do país.
Nordeste
Na Bahia, então, a disponibilidade será de 96 vagas, sendo 57 para Analista e 39 para Técnicos. Em Pernambuco, foram 108, se dividindo em 15 para o primeiro cargo mencionado e 93 para o segundo.
No Ceará, por sua vez, a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT seguirá com um total de 40 vagas, sendo 39 para técnicos e 1 única admissão para Analista. Enquanto, na Paraíba e no Maranhão, serão destinadas, respectivamente, 79 e 36 vagas.
E para mais, têm-se Rio Grande do Norte e Piauí, contando com uma relação de 48 e 29, seguindo a ordem escrita. Por último, e como o estado com o menor número, está Alagoas, com 4 vagas, todas para Técnicos.
Centro-oeste
Na região mais central do Brasil, existem apenas três estados. Sendo assim, Mato Grosso foi escolhido como aquele que vai receber o maior número de vagas, contando com 44 admitidos, divididos em 15 para Analista e 29 para Técnicos.
Em seguida, no Mato Grosso do Sul, por sua vez, são 4 vagas para o primeiro e 18 vagas para o segundo, totalizando vinte e duas. Goiás, então, vai dispor de 26 vagas, sendo divididas igualmente entre as duas carreiras.
Norte
Nessa localidade, muitos estados foram inseridos na lista de maneira conjunta, contando com um único quantitativo para suprir as demandas de, por exemplo, dois deles.
Sendo assim, ficou definido que Pará e Amapá terão 88 admissões, Tocantins e Distrito Federal (DF pertencente ao centro-oeste) terão 99. Por fim, Amazonas e Roraima com 80 e Rondônia e Acre com 70.
Nesse contexto, a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT vai acontecer de modo proporcional e assertivo entre essa totalidade apresentada.
Sudeste
Aqui, foi primeiramente feita uma reserva distinta para o Estado de São Paulo e especificamente para a Cidade de Campinas, sendo 176 para o primeiro e 203 para o segundo.
Além disso, o Rio de Janeiro contará com 123 vagas, sendo 106 para Analista e 17 para Técnicos. Enquanto, Minas Gerais, por sua vez, vai possuir 176 novos contratados, que é bem maior em relação ao Espírito Santo, que contempla apenas 38 reservas.
Sul
Por fim, todos os estados sulistas irão contar com mais de 100 candidatos aprovados, de modo que Santa Catarina vai admitir o maior quantitativo, de 124.
Ainda, serão alocados 119 novos servidores no Paraná e 105 no Rio Grande do Sul.
Decisão
Portanto, após saber mais sobre a distribuição de cargos previstos para o concurso TRT, é o momento de tomar uma decisão sobre a carreira para seguir, mas também quanto à localidade desejada. É possível, inclusive, prestar a seleção em um lugar diferente do de origem.
Agora que sabe sobre a distribuição de cargos previstos, é momento de iniciar a rotina de estudos.