A maior rede social direcionada ao uso profissional do planeta divulgou uma lista dos 25 cargos em alta no mercado de trabalho. As competências que os trabalhadores precisam ter para se destacar, assim como os setores e as cidades que oferecem o maior número de oportunidades também tiveram destaque.
O setor tecnológico é apontado como a área de atuação mais promissora atualmente. O Linkedin, para sua lista deste ano, realizou um estudo no qual observou-se as profissões que mais cresceram, desde 2017. Desse modo, o índice pode ser utilizado como uma referência para os cargos mais cobiçados em 2023.
O ranking da rede social acaba por representar as inclinações do mercado de trabalho, além das aspirações da sociedade. As vagas apresentadas pelo estudo, apontam uma preocupação empresarial, por exemplo, com questões relacionadas à segurança digital, além de uma interação da marca com seus clientes.
De acordo com o Linkedin, as profissões mais procuradas no mercado de trabalho são as funções de analista de privacidade e de especialista em cibersegurança. Todavia o estudo da rede social foi realizado utilizando as informações do próprio Linkedin, onde foram identificados os cargos de maior demanda entre os anos 2017 e 2022.
Mercado de trabalho
Através do estudo constatou-se que as organizações brasileiras precisaram se adequar a uma realidade diferenciada, onde a transformação digital e os trabalhos híbridos e remotos entraram em pauta. Analogamente, os cargos do topo da lista, por exemplo, possuem uma relação direta com o aprimoramento da experiência dos usuários.
Outras funções que apresentaram um certo destaque na lista do Linkedin são as relacionadas a sistema de análise de dados, além da já mencionada, segurança digital. Aliás, segundo a rede social, as cidades onde apresentaram o maior número de oportunidades profissionais foram São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Ademais, para o Linkedin, o cenário econômico atual é de incertezas, onde as empresas buscam por uma certa estabilidade, além de haver uma demanda constante relacionada a modelos de trabalho mais flexíveis como por exemplo, os de home office. Dessa maneira, os trabalhadores têm pensando melhor em suas aspirações.
O editor-chefe do Linkedin Notícias Brasil Guilherme Odri diz que “a nova lista de empregos em alta reflete não só as principais tendências do mercado, mas também traz informações que podem ajudar na tomada de decisão sobre novos caminhos profissionais e na preparação para o trabalho do futuro”.
Novidades da lista do Linkedin em 2023
O ranking do Linkedin deste ano apresentou novidades, como por exemplo, o cargo de gerente de sustentabilidade, também chamado de analista de sustentabilidade. A princípio, a rede social explica que a profissão em questão demonstra a necessidade do mercado de funções relativas ao desenvolvimento sustentável e ao meio ambiente.
As vagas remotas e o home office, também apareceram na lista deste ano, apontando uma maior procura das empresas por este tipo de serviço no país. Desse modo, para observar este fato, a rede social utilizou como base os anúncios apresentados em sua plataforma entre outubro de 2021 e outubro de 2022.
O principal destaque da lista criada pelo Linkedin é o cargo de analista de desenvolvimento de sistemas. em síntese, o estudo apontou que a vaga em questão possui 100% de suas vagas oferecidas na internet. Em seguida vem engenheiro de qualidade de software, com 81,1%, desenvolvedor de back-end, com 68,3%.
Em conclusão, outros cargos disponibilizados no ranking da rede social, que valem a pena serem mencionados são os de especialista em cibersegurança, com 66,7%, líder de gerentes de produtos, com 63,8%, engenheiro de confiabilidade de sites com 61,9%, e redator com foco em experiência do usuário, com 61,1%.
Segue abaixo a lista do Linkedin dos 25 cargos em alta para 2023:
- Analista de privacidade.
- Especialista em cibersegurança.
- Especialista em capacitação em vendas.
- Líder de gerentes de produtos.
- Representante de desenvolvimento de negócios.
- Engenheiro de cibersegurança.
- Diretor de receita.
- Engenheiro de dados.
- Analista de desenvolvimento de sistemas.
- Pesquisador em experiência do usuário.
- Designer de conteúdo.
- Engenheiro de qualidade de software.
- Desenvolvedor de chatbot.
- Analista de marcas.
- Engenheiro de confiabilidade de sites.
- Desenvolvedor back-end.
- Gerente de crescimento.
- Executivo de contas de grandes contratos.
- Gerente de sustentabilidade.
- Especialista em experiência do cliente.
- Redator SEO.
- Analista de sucesso do cliente.
- Coordenador de segurança da informação.
- Redator com foco em experiência do usuário.
- Analista de suporte de TI.