O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, o programa Conecta Rede, que será voltado para oferecer soluções tecnológicas tanto de gestão quanto de ensino para os institutos federais (IFs), centros federais de educação tecnológica (Cefets) e para o Colégio Pedro II.
Através do programa, o MEC tem como objetivo proporcionar um trabalho em rede, de modo que todas as instituições tenham acesso a inovações e possam melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, o programa tem como objetivo “reconhecer nas instituições todo o potencial que a gente tem, as suas maiores dores e como se consegue resolver isso de forma conjunta, em rede, fazendo com que tivéssemos ganho de escala e ganhos de escopo”.
Conecta Rede
Conforme abordado no lançamento do Conecta Rede, o programa tem quatro frentes de atuação. A primeira frente buscará a prospecção e implantação de novas soluções para a educação profissional e tecnológica. Nesse sentido, essa frente deve promover estudos de quais as melhores soluções tecnológicas para as instituições e projetar essas soluções.
Há também uma frente voltada exclusivamente para fornecer novas soluções para as instituições. Uma das soluções é a criação de sistemas para aulas remotas e para a oferta de diplomas digitais através de ações como o Diploma Digital, por exemplo, que mantém o registro dos documentos e permite a autenticação da versão digital de diplomas acadêmicos.
A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) são responsáveis pelo desenvolvimento do programa. As instituições interessadas em participar do programa deverão indicar o desejo por meio de termo de adesão ao Conecta Rede.
Com informações da Agência Brasil.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Unicamp divulgou o padrão de respostas esperadas para as provas da 2ª fase do Vestibular 2023; saiba mais.