Na preparação para o concurso, é preciso unir vários métodos de estudo. Um deles é responder questões de provas anteriores para treinar e analisar o seu desempenho das disciplinas.
Desse modo, apresentamos uma questão comentada de português sobre regência verbal e colocação pronominal. Apesar de ambos os assuntos serem muito cobrados em concursos, muitos têm dúvidas ao responder as questões.
Questão (Instituto AOCP – 2019)
Texto associado: Dicas de Segurança em casa
(A) Lembre-se de suspender a entrega de jornais e revistas.
(B) Lembre da suspensão da entrega de jornais e revistas.
(C) Não esqueça-se de trancar portas e janelas.
(D) Não esqueça de trancar portas e janelas.
(E) É mais preferível pedir que o vizinho recolha as correspondências do que suspender sua entrega.
Gabarito e comentário
Ao considerarmos o enunciado já é possível perceber que a questão não exige a releitura do texto, pois não se trata de uma questão de interpretação.
Desse modo, as palavras-chave são regência e colocação pronominal. Assim, nas alternativas, a diferença entre as sentenças consiste no uso dos verbos e no comportamento do pronome se.
De acordo com as regras, quando o pronome aparece na frase, é necessário o uso da preposição. Os verbos lembrar, esquecer e recordar são transitivos indiretos, quando acompanhados de pronomes, desse modo, exigem a preposição de.
Assim, as alternativas que apresentam a preposição sem o pronome estão incorretas. A alternativa C, por sua vez, apresenta o pronome e a preposição. No entanto, está incorreta, pois o advérbio de negação (não) atrai o pronome. O correto seria: Não se esqueça de trancar portas e janelas.
Assim, a alternativa A é a correta do ponto de vista das regras de regência e colocação pronominal.
Gostou do texto? Então deixe aqui seu comentário!