Conheça os principais concursos previstos para 2023

Saiba quais são os principais processos seletivos abertos

No final de 2022, o Projeto de Lei Orçamentária Anual, PLOA, foi aprovado e propôs cerca de 55.219 vagas para preenchimento por meio de processos seletivos públicos. Com isso, os principais concursos previstos para 2023 já estão disponíveis para consulta pelos candidatos interessados em ingressar em diversas carreiras.

Sendo assim, as oportunidades são bastante amplas para todos os perfis de cidadãos. Pois, elas contemplam todos os graus de escolaridade, faixa etária e muitos outros pré-requisitos normalmente estabelecidos pelos editais de seleção. Por isso, este é o ano de aproveitar ao máximo as chances que irão surgir.

Confira os principais concursos previstos para 2023

Nesse cenário, algumas carreiras abriram mais vagas do que outras. Porém, todas elas, em alguma instância, continuam dispondo de carência de servidores para determinados cargos considerados relevantes.

Logo, é possível adentrar desde a área policial até o setor administrativo das instituições públicas que estão entre os principais concursos previstos para 2023. Os editais, em geral, são publicados no Diário Oficial da União, após a formação da banca organizadora.

Polícia Militar

Primeiramente, têm-se as divulgações de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal para o ingresso na carreira de policial militar, incluindo nível médio e superior. Os cargos são: soldado combatente, oficiais de saúde, técnico de perícia, perito médico, perito criminalista, entre outros.

Além do mais, outros estados presentes em todas as outras regiões do Brasil também devem publicar os seus editais em breve. Principalmente porque já se está caminhando para a metade do ano. Desse modo, tornando urgente as contratações intencionadas.

Polícia Penal

O profissional conhecido como policial penal é aquele que antigamente era chamado de agente penitenciário. No entanto, que teve a sua nomenclatura alterada para atender a promulgação da Emenda Constitucional n°104.

Dessa forma, esse servidor possui a função de garantir a segurança do sistema prisional em níveis federal e estadual. Nesse contexto, os principais concursos previstos para 2023 também incluem a Polícia Penal de inúmeros estados, sendo aqueles já autorizados: Acre, Amazonas, Ceará e Espírito Santo.

Polícia Federal

Aqui, obrigatoriamente o candidato interessado deve ter concluído algum curso em nível superior, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. A exceção é apenas para os cargos de Delegado e Perito, os quais exigem uma graduação específica para ingressar na área.

Sendo assim, a intenção é que 667 novas vagas sejam abertas, apesar de que mais de 1.200 excedentes, dispostos no cadastro reserva, ainda não foram convocados para se apresentarem.

Os grandes setores, então, contemplam a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Ferroviária Federal.

Polícia Civil

Para mais, quem quer assumir a responsabilidade de prevenir, reprimir e investigar crimes, a oportunidade é neste ano. Visto que a seleção para a Polícia Civil está entre os principais concursos previstos para 2023.

Geralmente, os cargos são bem diversos, mas os que têm maior concorrência, costumam ser de investigador, delegado e perito criminal. Lembrando que todos possuem seus próprios pré-requisitos, os quais devem todos os candidatos que possuem interesse devem atender.

Dessa forma, entre os estados em que o processo já foi anunciado e conta com uma comissão formada estão: Acre, Ceará, Piauí e Santa Catarina.

Área administrativa

Além do mais, fora da carreira militar, o setor administrativo está dispondo de muitas vagas para os níveis médio e superior de escolaridade, incluindo técnicos, auxiliares e agentes oficiais.

Com isso, dentre as principais instituições, encontram-se: o Banco do Brasil, a Anvisa, o Procon, a Receita Federal, a Agetransp do Estado do Rio de Janeiro, a ADEMA de Sergipe, entre outros.

Área bancária

Apesar de participar dos setores em que os candidatos podem ser admitidos, essa área não está dispondo de números significativos, seja em quantidade de vagas ou de órgãos públicos.

Por isso, é importante ficar atento. Pois, mesmo estando entre os principais concursos previstos para 2023, apenas a BACEN está ofertando a possibilidade de contratação. Serão, então, 245 vagas para os cargos de Analista, Técnico e Procurador.

Área Legislativa

Por fim, existem as seleções direcionadas para quem possui interesse em atuar, por exemplo, em Assembleias Legislativas, no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, nas Câmaras Municipais etc.

Via de regra, as profissões contam com uma boa remuneração e com uma jornada de trabalho satisfatória, o que aumenta consideravelmente a concorrência.

Finalizando, os órgãos disponíveis entre os principais concursos previstos para 2023 no setor são: Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e a ALESC.

Agora que sabe quais são os principais concursos previstos para 2023, é hora de começar a rotina de estudos e conseguir a aprovação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.