Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

Concurso EBSERH 2019: Editais com 2.250 vagas saem ainda este ano!


A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares pretende abrir um novo edital de concurso público (Concurso EBSERH 2019) ainda este ano. As informações foram passadas pelo diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Rodrigo Barbosa, ao site Folha Dirigida. Segundo ele, a previsão é aplicar as provas entre fevereiro e março de 2020 e contratar os novos profissionais no segundo semestre de 2020.

“Precisamos publicar (o edital) este ano ainda e realizar contratações já no segundo semestre de 2020. Faremos as provas por volta de fevereiro ou março e partiríamos para a contratação o mais rápido possível”, disse Rodrigo Barbosa.

Segundo Rodrigo, a distribuição das vagas entre os cargos do concurso já foi feita, mas ainda deve sofrer variação, uma vez que até o concurso sair, mais cargos devem ficar vagos. Por isso a relação completa não foi divulgada. A estimativa é o que o número de oportunidades aumente em até 25% até a publicação do edital.

São esperados, ao todo, seis editais, sendo três em nível nacional e três para as vagas do Hospital da Universidade Federal de Uberlândia. Cada área – Assistencial, Médica e Administrativa – será contemplada em um edital.

Foi divulgado no Diário Oficial da União do dia 12 de agosto, a informação de que a empresa entrou na fase de escolha da banca organizadora para o próximo certame, que contará com 2.250 vagas, conforme projeto básico dos editais.

A empresa vai receber as propostas das empresas interessadas em organizar os concursos entre 12 e 27 de agosto. Após escolha e assinatura do contrato entre as partes, o edital deverá ser publicado em até 30 dias, com a publicação do edital no DOU, conforme estabelece o Projeto Básico. Com isso, a expectativa é pela publicação dos editais ainda neste semestre.

De acordo com o documento, foram publicadas duas chamadas, referentes a  projetos básicos diferentes. Um deles visa a realização de um concurso público em nível nacional, enquanto outro visa o preenchimento de vagas no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).

Em julho, ao site Folha Dirigida, o órgão já havia informado que avaliaria um novo certame em nível nacional logo após o fechamento do processo de convocação de aprovados nos últimos concursos. De acordo com dados da empresa, mais de 4,7 mil profissionais já foram chamados para atuação em 39 hospitais da rede.

O novo edital de concurso EBSERH deverá contemplar cargos que não contam com cadastro de reserva que possa ser utilizado. O órgão vai observar o limite do quadro de pessoal estabelecido pelo Ministério da Economia, que atualmente é de 53 mil servidores.

O órgão confirmou que na medida em que acontecem aposentadorias e saída de profissionais, contudo, a estatal afirma faz estudos constantes para providenciar as reposições, seja convocando através do cadastro reserva ou avaliando incluir essas vagas dentro de um novo certame.

“A nova gestão da estatal, que assumiu em fevereiro deste ano, tem atualizado os diagnósticos de dimensionamento de pessoal de todas as unidades para avaliar as principais necessidades e promover a realização de concursos visando preencher as vagas restantes. Além disso, vai aperfeiçoar o monitoramento da força de trabalho para acelerar os prazos entre a saída e a reposição dos profissionais.”

O concurso EBSERH 2019

O concurso de nível nacional da EBSERH vai abrir 1.363 vagas. As oportunidades serão distribuídas entre as áreas médica (448 vagas), assistencial (800 vagas) e administrativa (115 vagas). Cada uma das áreas terá um edital diferente. As oportunidades serão oferecidas para níveis médio e superior.

As oportunidades serão distribuídas entre as cidades de Goiânia/GO, Rio de Janeiro/ RJ, Niterói/RJ, Brasília/DF, São Carlos/SP, Belo Horizonte/MG, Uberaba/MG, ourados/MS, Campo Grande/MS, Cuiabá/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Santa Maria/RS, Pelotas/RS, São Luiz/MA, Teresina/PI, Cajazeiras/PB, Aracaju/SE, Fortaleza/CE, Araguaína/TO, Santa Cruz/RN, Natal/RN, Recife/PE, João Pessoa/PB, Petrolina/PE, Campina Grande/PB, Maceió/AL, Lagarto/SE, Salvador/BA, Juiz de Fora/MG, Vitória/ES, DRio Grande/RS, Manaus/AM e Belém/PA.

Já para o Hospital da Universidade Federal de Uberlândia serão oferecidas 887 vagas. As oportunidades serão oferecidas para área médica (173), assistencial (614) e administrativa (100). 

Os candidatos devem ser avaliados por prova objetiva; e análise de títulos e de experiência profissional.

Déficit é alto, mesmo com convocações

De acordo com informações do órgão, desde que assumiu as primeiras unidades, em 2012, já foram contratados mais de 31,1 mil novos servidores. Somente para o Hospital da UFMG, por exemplo, houve um chamamento de 1.600 aprovados. Eles substituíram vínculos precários e aposentadorias, além de ampliar o quadro.

Apesar das convocações, a necessidade de funcionários nos hospitais é grande. Além disso, nem todos os aprovados que são chamados assumem os cargos, na maioria dos casos por desistência.

“A estatal continuará não medindo esforços para revisar processos, realizar as contratações necessárias e melhorar as condições para a assistência, a pesquisa e o ensino, principais pilares de um hospital universitário federal.”

Último concurso contou com 1.196 vagas

O último edital de concurso foi divulgado para o preenchimento de nada menos que 1.196 vagas nas áreas Médica (339 vagas), Assistencial (713 vagas) e Administrativa (144 vagas). O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) organizou o certame.

De acordo com o organizador, o certame registrou 77.874 inscritos, sendo 53.709 inscritos para área assistencial, 20.156 para a área administrativa e 4.009 para área médica.

O primeiro edital, 02/2018, contou com oportunidades para área Médica. As oportunidades são para as especialidades de Cardiologia Pediátrica, Gastroenterologia Pediátrica, Cardiologia, Cardiologia/Eletrofisiologia Clínica Invasiva, Genética Médica, Geriatria, Hematologia e Hemoterapia Pediátrica, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neonatologia, Neurologia, Neurologia Pediátrica, Neurofisiologia Clínica, Nutrologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, Infectologia, Infectologia Pediátrica, Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia-Geral, Cirurgia Plástica, Diagnóstico por Imagem/Ultrassonografia Geral, Ecografia Vascular com Doppler, Medicina do Adolescente, Medicina Física e Reabilitação, Pneumologia Pediátrica, Psiquiatria, Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, Urologia, Anestesiologia, entre outras.

Já o segundo edital, 03/2018, trouxe oportunidades para Área Assistencial. As oportunidades são para os cargos de Assistente Social, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Biomédico, Farmacêutico, Psicólogo, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Citopatologia, Técnico em Farmácia, Físico, Biólogo, Tecnólogo em Radiologia, Técnico em Saúde Bucal, Pedagogo, Técnico em Necrópsia, Profissional de Educação Física e Terapeuta Ocupacional.

Por fim, o terceiro edital, 04/2018, contou com chances para Área Administrativa. As vagas são para os cargos de Técnico em Informática, Analista de Tecnologia da Informação, Engenheiro Clínico, Biblioteconomia, Relações Públicas, Arquiteto, Analista Administrativo/Contabilidade, Assistente Administrativo, Jornalista, Técnico em Segurança do Trabalho, Analista Administrativo/Qualquer Nível Superior, Administração, Gestão Hospitalar, Técnico em Contabilidade, Engenheiro Civil, Economia, Advogado e Estatístico.

Os salários oferecidos pela EBSERH variaram entre R$2.031,19 e R$9.687,39, por jornada de trabalho que poderá ser de 24, 30, 36 ou 40 horas semanais.

Leia Também:

top planilha
13 Comentários
  1. Paulo Diz

    Gostaria muito que chama-se os do outros. Todos que pasaram..
    Tec..laboratorio…
    A sim poderia fazer outros ….

  2. Lúcio Diz

    Cuiabá é Mato Grosso então Cuiabá MT, não Cuiabá MG.

  3. Edilene Nascimento Barreto Diz

    Qual a data que vai começar as inscrições para o concurso público da Ebser.

  4. Edilene Nascimento Barreto Diz

    Qual a data que vai começar as inscrições para o concurso público da EBSER?

  5. Edilene Nascimento Barreto Diz

    Qual a data que vaii começar as inscrições para o concurso público da Ebser ?

  6. Edna Diz

    Tem material para estudo,apostila atualizada?

  7. conceição caldas Diz

    Ainda existe a possibilidade de ser prorrogado ou não?

  8. Elisangela Diz

    Deveriam chamar todos os que faltam antes de fazer outro. Eu até hoje espero ser chamada?

    1. Alexandre Nascimento da Silva Diz

      Oi Elizângela bom dia, somente abrirá novo certame após convocar todos os aprovados no último concurso. Contudo ele se reserva a convocar dentro dos números de vagas que foi oferecida. Mas podem fazer uma exceção para os que ficaram a margem dessas vagas. Irá depender da situação dos hospitais.

  9. Costa Diz

    O concurso Ebserh nacional 2018 foi prorrogado?

    1. Monteiro Diz

      Não.
      Faria mais sentido ter sido prorrogado e chamarem as reservas para compensar esse desfalque do que gastarem mais dinheiro com outro certame.

      1. gabriela Diz

        Na verdade eles ganham com um novo concurso, por meio das inscrições.

  10. Nilza Maria Diz

    Sara mais oportunidades,para que estar em busca de alcança seus objetivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.