Concurso Bombeiros RJ temporários sairá “nas próximas semanas”, confirma comandante

O comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr., falou sobre o edital a ser publicado, requisitos e como devem ocorrer as próximas seleções para temporários

O Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) tem expectativa de abrir um novo edital em breve. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Leandro Monteiro, o novo edital sairá nas próximas semanas.

“Nas próximas semanas, estaremos realizando o concurso para o quadro temporário”, disse em entrevista ao jornal O Dia.

De acordo com informações do coronel, o concurso será divulgado em um momento em que a corporação conta com um déficit de militares. Leandro Monteiro assumiu o CBMERJ com cerca de 11 mil militares, mas na verdade o ideal seriam 22 mil.

“Começamos o ano com um déficit de 50% de militares. Nos últimos cinco meses, já se aposentaram 900 militares. E a previsão é que mais 1.700 se aposentem até dezembro (de 2021)”, disse o comandante.

Previsto desde fevereiro, o concurso ainda não saiu por conta de alguns trâmites no processo de aprovação por parte de órgãos fiscais. A Procuradoria Geral do Estado aprovou a minuta do edital do próximo certame, que contará com 3 mil vagas.

A organizadora do concurso será a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência ligada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Funrio).

Edital com 3 mil vagas

Agora, com a aprovação da lei, que permite o ingresso de temporários no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a corporação já trabalha para a publicação do primeiro edital, nesse modelo.

De acordo com o comandante, o estado “está correndo com esse edital”. Ao todo, estão previstas 3 mil vagas, em todo o estado.

“Serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento”, revelou.

As vagas, neste primeiro momento, serão oferecidas para soldados temporários. Sendo assim, serão exigidos os mesmos requisitos do último, como, por exemplo, o nível médio completo; idade mínima de 18 e máxima de 25 anos e oferta para ambos os sexos. Ainda não foi informado se o certame vai exigir altura mínima.

Os aprovados vão contar, no primeiro ano, com um salário mínimo, passando para o valor de um soldado bombeiro militar, a partir do segundo ano.

A princípio, o setor de finanças do Estado não deve impedir a abertura do concurso, uma vez que, conforme informou o comandante, o militar temporário não ocupa as vagas dos concursados.

“A corporação só pretende demonstrar (ao Conselho) que tem recursos para custear esses militares por um ano. Hoje, com as restrições, nós teremos recursos para pagar, por um ano, 9 mil militares. Se no ano que vem nós não tivermos os recursos, dispensaremos todos. Esse modelo não está amarrado pelas restrições do Regime de Recuperação Fiscal”, disse o comandante.

O concurso Bombeiros RJ

As vagas de Soldado do concurso serão oferecidas para Soldado nas áreas de combatente, motorista (combatente com CNH tipo B), guarda-vidas e técnicos de enfermagem e socorrista.

Para Oficial Temporário, na área da Saúde, as chances são para médico (diversas especialidades); enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.

Já a escolaridade para oficial vai exigir nível superior completo, com graduação na área de interesse. No caso dos médicos especialistas, será preciso ter a especialidade correspondente.

As vagas do cargo de Soldado Temporário vai requisitar nível médio completo. Nos casos das oportunidades para técnicos de enfermagem, o curso técnico na área será exigido.

São esperados até 100 mil inscritos no processo seletivo, que contará com duas etapas de seleção dos candidatos. A primeira delas será a prova objetiva, com 50 questões para soldados e 60 para oficiais temporários. O exame deverá ocorrer 60 dias após a divulgação do edital.

A previsão é de que as disciplinas variem conforme a carreira e especialidade escolhidas pelo candidato. Nesse caso, a avaliação terá a seguinte distribuição:

Médico socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa; e
  • 45 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência.

Médico (demais especialidades)

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 20 de Conhecimentos de Medicina e Medicina de Emergência; e
  • 25 questões específicas da área da Medicina correspondente.

Enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo

  • 15 questões de Língua Portuguesa; e
  • 45 específicas da área correspondente.

Soldado combatente e motorista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática; e
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Soldado técnico de enfermagem e socorrista

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • dez questões de Matemática; e
  • 25 questões de Conhecimentos Específicos.

Soldado guarda-vidas

  • 15 questões de Língua Portuguesa;
  • 15 questões de Matemática; e
  • 20 questões de Raciocínio Lógico.

Os aprovados na etapa anterior realizarão o Teste de Aptidão Física (TAF). As etapas devem ser aplicadas em todo o Estado do Rio de Janeiro, de forma regionalizada.

Veja Apostila para Concurso Bombeiros – RJ: CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.