O ingresso no serviço público é um dos objetivos que muitos estudantes e até, trabalhadores, têm. Afinal, a carreira é repleta de benefícios, como a famosa estabilidade financeira. Contudo, devido ao alto grau de exigência, é necessário que os concurseiros dediquem diversas horas do seu dia para os estudos. De qualquer forma, existem carreiras que não são tão conhecidas, mas possuem vagas para cargos públicos com salários grandiosos. Sendo assim, uma dessas áreas é a de T.I. Então, logo abaixo você verá mais informações a respeito do assunto.
Sobre a área de T.I.
A Tecnologia da Informação, também conhecida como área do T.I., possui inúmeras abrangências. Assim, há a possibilidade de trabalhar com diversas subáreas como hardware, softwares e até mesmo, o gerenciamento de dados e sistemas.
Através da capacitação em Tecnologia da Informação, a pessoa está habilitada a trabalhar com modalidades como: segurança da informação, suporte técnico, programação, a qualidade das redes, e-commerce e muitos outros.
Em empresas privadas, é possível encontrar altos salários para essas áreas. No entanto, o que poucas pessoas sabem é que existe a oportunidade de trabalhar com T.I. no serviço público. Um dos maiores atrativos, aliás, é que os salários iniciais estão no valor de 18 mil reais.
Por isso, veja abaixo algumas oportunidades que podem alavancar a sua carreira e tornar a sua vida bem mais estável. Acompanhe a seguir.
Oportunidades em concursos para a área de T.I.
Atualmente há cerca de 20 concursos previstos ou abertos, disponíveis para candidatos com nível médio ou nível superior completo, relacionados à área de T.I. Então, falaremos de alguns abaixo.
Um dos concursos mais atrativos do momento é o da prefeitura de Araguari em Minas Gerais. Assim, o certame disponibiliza cerca de 336 vagas para os níveis de escolaridade. As inscrições estão previstas para começar no dia 17 de abril e o encerramento será no dia 17 de maio. Por fim, os salários inicias para nível superior em T.I. neste concurso podem chegar a 18.238,30 reais.
Indo para São Paulo, o concurso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo está com a banca organizadora já definida. A responsável será a Fundação Getúlio Vargas. O certame tem a previsão de ofertar cerca de 221 vagas para os cargos de Auxiliar Técnico de Fiscalização T.I. e Agentes da Fiscalização T.I. Os salários podem chegar até 15 mil reais mensais.
Já no Rio Grande do Sul, o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do estado está com 120 vagas abertas. Aliás, algumas disponíveis para a formação em T.I. e os salários podem chegar a 7.772,72 reais.
Como obter o pontapé inicial nos estudos
Se você já é graduado ou não, pode começar a estudar para concurso público. Até porque não é uma tarefa fácil e exige um comprometimento a longo prazo.
Sendo assim, para que você consiga ter uma boa base e conferir as matérias dos editais anteriores do concurso que deseja, é necessária uma preparação prévia e direcionada.
Portanto, a partir do momento que você decidir ingressar na carreira pública, verifique quais são as matérias cobradas dos editais anteriores de maneira minuciosa. Em seguida, comece o seu plano de estudos com base nelas.
Além disso, outras dicas incluem manter uma boa rotina de organização. Ou seja, ao planejar os seus estudos, é possível ter bons resultados no concurso.
O que não fazer ao estudar para concurso
Você começou a estudar para concurso público há pouco tempo, é importante saber o que não fazer durante esse período.
Em primeiro lugar, é de extrema importância priorizar em qual área você deseja seguir. Pois, evita o acúmulo de muitas matérias distintas no seu planejamento de estudos.
Além disso, é de suma importância saber que existirão momentos de procrastinação. Todavia, é importante tentar vencê-los em todas as vezes que eles surgirem.
Por fim, um dos fatores que é um dos assuntos mais comuns entre os concurseiros é evitar ao máximo mexer não só nos celulares como, também, em redes sociais ao longo do período de estudos. Para isso, estabeleça um horário específico para essa atividade, de maneira cronometrada, evitando que você se perca.
A partir de todas as informações que foram ditas acima, é possível sem preocupações entender melhor o que a área de T.I. Assim, saber como ingressar na área pelo serviço público. E, por fim, como dar o pontapé inicial na sua vida de concurseiro.
Agora é com você, otimize seus estudos e tenha uma jornada de sucesso.