Cerca de 40 mil candidatos se inscreveram para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército Brasileiro (EsPCEx).
A EsPCEx divulgou o número de inscritos para o Curso de Formação de Graduação de Oficiais de Carreira da Linha de Ensino Militar Bélico voltado para o ano de 2024 em seu próprio site.
Os candidatos inscritos irão concorrer a 440 vagas, distribuídas entre 400 para o sexo masculino e 40 para o sexo feminino.
De acordo com a EsPCEx, os números indicam uma grande procura por parte da população em ingressar na carreira militar.
“Os números mantém a média histórica de candidatos desde que as mulheres passaram a participar do concurso, em 2016. A confiança na força impulsiona a busca pela carreira de oficial do exército”, disse a EsPCEx em nota.
A maior concorrência registrada está entre os candidatos do sexo feminino. Ao todo, 235 candidatas estão na disputa por uma única vaga.
A concorrência é acirrada, chegando até mesmo a bater o número de candidatos inscritos em um dos vestibulares mais concorridos do país, o de medicina da Universidade de São Paulo (USP), que no último exame registrou uma média de 124,8 candidatos por vaga.
Já entre os candidatos do sexo masculino, a concorrência é um pouco menor. Segundo a EsPCEx foram registrados 74 candidatos para cada vaga, o que também é bem expressivo, considerado, em comparação, por exemplo ao vestibular de medicina, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde a disputa é de cerca de 50,17 candidatos para cada vaga.
Provas da EsPCEx acontecem em setembro
Os candidatos inscritos no concurso da EsPCEx realizarão a prova objetiva entre os dias 16 e 17 de setembro.
No primeiro dia, os candidatos serão avaliados por meio de 44 questões divididas entre os temas de Língua Portuguesa, Física e Química. Os candidatos também deverão entregar uma redação.
No segundo dia, a prova contará com 56 questões de múltipla escolha distribuídas entre temas de Matemática, Geografia, História e Inglês.
Além da prova objetiva, o certame contará ainda com as seguintes etapas:
- Inspeção de Saúde;
- Exame de Aptidão Física;
- Avaliação Psicológica;
- Curso de Formação;
O curso de formação terá inicio em 2024 para os candidatos aprovados nas etapas anteriores. A EsPCEx possui regime de internato e os alunos serão locados em dois locais distintos.
No primeiro ano, os aprovados na EsPCEx, farão o curso em Campinas, SP. Já nos próximos quatro anos, a formação acontece na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ.
O aluno cadete do sexo masculino deverá optar por um dos seguintes cursos: Infantaria; Cavalaria; Artilharia; Engenharia; Comunicações; Intendência ou Material Bélico.
Já os alunos do sexo feminino devem optar pelos cursos de Intendência ou Material Bélico.
A escolha do curso, no entanto, estará subordinada ao rendimento do aluno e as necessidades do Exército Brasileiro.
São oferecidas 440 vagas
EsPCEx 2024 oferece mais de 400 vagas
Ao todo, a EsPCEx, oferece 440 vagas para novos oficiais ambos os sexos que já tenham concluído o ensino médio ou que estejam no terceiro ano do nível médio.
As vagas estão distribuídas da seguinte maneira:
- Ampla Concorrência – 320 vagas para o sexo masculino e 32 vagas para o sexo feminino;
- Cota reservada para candidatos negros e pardos – 80 vagas para o sexo masculino e 8 vagas para o sexo feminino;
A principio, o aluno aprovado e ingressante no curso assumirá o posto de cadete, onde receberá remuneração correspondente ao valor de R$ 1.185.
Após a conclusão do curso, o candidato aprovado será promovido ao posto de Aspirante a Oficial e receberá remuneração de R$ 7.315, além de adicionais .
Os alunos, ao concluírem o curso, receberam ainda a graduação como bacharéis em Ciências Militares.
Requisitos para vagas Concurso EsPCEx 2024
Para concorrer a uma das vagas oferecidas pelo Exército Brasileiro, é necessário atender aos seguintes requisitos:
- Ser brasileiro;
- Ter mais de 17 anos;
- Ter no máximo 22 anos de idade até a data da matrícula no curso;
- Possuir altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres
- Possuir idoneidade moral, que poderá ser apurada por meio de averiguação da vida pregressa junto aos órgãos públicos competentes;
- Não estar respondendo, na data prevista para a incorporação, a processo criminal na Justiça Militar ou Comum;
- Não estar cumprindo pena por crime comum, militar ou eleitoral, nem estar submetido a medida de segurança;
- Não ter sido condenado em processo criminal com sentença transitada em julgado;
- Não ter sido punido por ato lesivo ao patrimônio público de qualquer esfera de governo, em processo disciplinar, administrativo ou judicial;
- Não ter sido expulso ou julgado desertor, nos termos da legislação que regula o Serviço Militar;
- Se do sexo masculino, encontrar-se em dia com as obrigações militares por ocasião da etapa de Concentração Final/Habilitação à Incorporação;
- Não ser detentor de Certificado de Isenção do Serviço Militar motivado por incapacidade física, mental ou moral;
- Não se encontrar, na data prevista para a incorporação, no exercício de qualquer cargo, emprego ou função pública, ainda que da Administração Pública Indireta, mesmo que de natureza temporária, exceto para os profissionais da área de saúde;
- Estar em dia com suas obrigações eleitorais;
- Possuir a escolaridade exigida para o cargo, no caso, cursando 3º ano do ensino médio em 2023 ou ter concluído o ensino médio;
Clique aqui para ler o edital na íntegra do concurso Exército EsPCEx.