Você está interessado em ingressar na Universidade Federal do Tocantins (UFT)? Então, fique atento, pois o concurso UFT está cada vez mais próximo de acontecer.
Aliás, a instituição já definiu a banca organizadora do certame, que será a Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (FUNRIO).
A expectativa é que o edital seja publicado ainda este ano, com vagas para cargos técnico-administrativos em educação. Quer saber mais sobre esse concurso? Então, continue lendo este artigo.
O concurso UFT foi autorizado pela portaria nº 1.254, publicada no Diário Oficial da União em 30 de dezembro de 2020. Assim, de acordo com o documento, ficarão disponíveis 18 vagas para cargos técnico-administrativos em educação, sendo 14 de nível médio e 4 de nível superior. Dessa forma, os cargos previstos são os seguintes:
As vagas serão distribuídas entre os campi de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.
Os servidores da UFT têm uma remuneração inicial que varia de acordo com o nível de escolaridade e o cargo. Assim, segundo a tabela de vencimentos dos servidores federais, os valores atuais são os seguintes:
Além dos salários, os servidores da UFT têm direito a diversos benefícios, como auxílio-alimentação, auxílio-transporte. Bem como, auxílio pré-escolar, assistência à saúde suplementar, incentivo à qualificação, entre outros.
Para concorrer a uma das vagas do concurso UFT, é preciso atender a alguns requisitos básicos, como:
As atribuições dos cargos variam de acordo com a área de atuação. Mas, em geral, envolvem atividades de planejamento, execução, coordenação, supervisão e controle das funções administrativas ou técnicas da universidade.
O último concurso UFT para cargos técnico-administrativos em educação foi realizado em 2016 e teve a Comissão Permanente de Seleção da UFT (COPESE) como banca organizadora. Sendo assim, o certame ofertou 35 vagas para diversos cargos de nível médio e superior, sendo 5 reservadas para pessoas com deficiência e 7 para pessoas negras. Desse modo, o concurso teve as seguintes etapas:
A prova objetiva teve 50 questões, sendo 10 de Língua Portuguesa, 5 de Raciocínio Lógico, 5 de Noções de Informática, 10 de Legislação e 20 de Conhecimentos Específicos. Dessa maneira, a prova discursiva consistiu em uma redação sobre um tema relacionado ao cargo.
As provas foram aplicadas nas cidades de Araguaína, Gurupi e Palmas. Assim, o concurso teve validade de dois anos, prorrogável por igual período, a contar da data de publicação do resultado final.
A banca contratada para organizar o próximo concurso UFT é a FUNRIO, uma fundação vinculada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Em suma, a instituição tem experiência na realização de concursos públicos para diversas instituições federais, estaduais e municipais. Por exemplo, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ), entre outras.
Para se preparar para as provas da FUNRIO, é importante conhecer o estilo da banca e as características das questões que ela costuma elaborar. De modo geral, a instituição tem um nível médio de dificuldade e cobra os conteúdos de forma objetiva e direta.
As questões costumam ser baseadas no texto da lei ou na doutrina, sem muitas pegadinhas ou interpretações. Assim, a banca também valoriza a atualização dos candidatos sobre os temas relevantes para o cargo.
Além disso, a FUNRIO costuma aplicar provas discursivas para os cargos de nível superior, que exigem a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre um tema proposto.
Nesse caso, é preciso demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa, capacidade de argumentação, coerência e coesão textual, além de conhecimento sobre o assunto abordado.