Concurso UFABC avança mais uma fase; edital iminente!
Confira mais esclarecimentos
O concurso UFABC (Fundação Universidade Federal do ABC) avança mais uma fase rumo ao edital. O certame escolheu a banca organizadora.
Na ocasião, a contratação se deu por meio de dispensa de licitação, e o extrato foi publicado na edição do dia 29 de março de 2023 do Diário Oficial da União.
A Vunesp será a empresa que vai comandar a seleção, receber as inscrições e viabilizar as etapas. O edital vai ofertar vagas para o cargo de Técnico-Administrativo em Educação.
Como foi o último concurso UFABC?
O último edital foi liberado em 2018 e também teve a Vunesp como banca. O edital ofertou 36 vagas imediatas para TAE, e foram registradas 4.898 inscrições deferidas.
As oportunidades do concurso UFABC foram para:
Nível médio
- Assistente em Administração
- Técnico de Laboratório – Área Mecatrônica
- Técnico de Laboratório – Área Química
- Técnico em Audiovisual
- Técnico em Segurança do Trabalho
Nível superior
- Engenheiro (área de mecânica)
- Administrador
- Bibliotecário-Documentalista
- Pedagogo
- Psicólogo – Área Psicologia da Saúde
Como foram as provas do concurso UFABC?
Os candidatos realizaram somente prova objetiva. A etapa foi composta por 50 questões de múltipla escolha, e versou sobre conhecimentos básicos e específicos de cada cargo.
Concurso aberto em São Paulo
As inscrições do concurso TJ SP ( Tribunal da Justiça de São Paulo) estão abertas.As oportunidades serão para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário.
Os interessados deverão se inscrever até o dia 05 de maio, pelo portal Vunesp, banca organizadora. A taxa de inscrição é R$ 81.
Vagas concurso TJ SP
As oportunidades são para nível médio. Confira a tabela:
CARGOS | VAGAS | SALÁRIO |
---|---|---|
Escrevente Técnico Judiciário | 60 | R$ 5.480,54* |
Vale lembrar que os aprovados ainda receberão benefícios de auxílio-alimentação, saúde e transporte.
Como serão as provas do concurso TJ SP ?
A aplicação está prevista para o dia 2 de julho de 2023 e as questões serão distribuídas em blocos, como segue:
- BLOCO I: Língua Portuguesa (24);
- BLOCO II: Conhecimentos em Direito (40); e
- BLOCO III: Conhecimentos Gerais (Atualidades (6), Matemática (6), Informática (14) e Raciocínio Lógico (10).
A fase objetiva vai contar com 100 questões e duração de 05 horas. A etapa será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. O bloco III terá apenas caráter classificatório.
O certame vai contar com duas etapas:
- Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Prova Prática, de caráter eliminatório.
O concurso ainda conta com prova prática. Esta tem a principal função de aferir o conhecimento e habilidades do candidato, utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows.
A avaliação constará de duas atividades (formatação e digitação), a serem realizadas como segue:
- Formatação de um texto preestabelecido: de acordo com as instruções a serem dadas quando da aplicação da prova, que será desenvolvida em microcomputador do tipo PC com processador Intel® ou similar, utilizando-se de editor de texto Microsoft Word 2016 ou superior em ambiente gráfico Microsoft Windows e teclado com configurações ABNT 2.
- Serão observados os erros cometidos nos seguintes itens: tipo de fonte, tamanho da fonte, formatação da fonte: negrito, itálico e sublinhado, alinhamento do texto, espaçamento do texto (entre linhas, entre parágrafos), margem e parágrafo.
Edital em andamento
O novo edital do concurso TJ SP terá provas aplicadas no dia 02 de julho de 2023. A formatação será pontuada de 0 a 2 pontos. Para cada ocorrência de erro de formatação diferente, extra ou a falta do que for solicitado, será descontado 0,2 ponto. A nota 2 será atribuída para a formatação correta do texto, sem erros, em no máximo 5 minutos.
Vale lembrar que o concurso TJ SP está com outro edital aberto. Neste certame constam as seguintes informações:
- 1º edital – 400 vagas para a comarca da Capital:
- Inscrições: 17 de fevereiro a 28 de março
- Provas: 28 de maio
Nomeação do edital de 400 vagas
Com o principal objetivo de prover as unidades judiciais e administrativas com número de servidores suficiente para melhorar a prestação jurisdicional e o atendimento ao jurisdicionado, o certame foi anunciado. Todas as vagas são destinadas para a capital São Paulo.
Apesar de ter ocorrido um edital em 2021, o juiz esclareceu que o número de convocações foi abaixo do necessário para as atividades do órgão. As contratações foram para vagas imediatas e formação de cadastro reserva.
“O concurso em vigência (de 2021) proporciona o incremento das unidades, no entanto, o número de candidatos habilitados é finito e, portanto, foi necessária a realização do novo concurso para possibilitar a continuidade de nomeação de mais novos servidores”
De acordo com levantamentos que aconteceram em fevereiro, há ainda 800 candidatos remanescentes do último concurso aptos para nomeação. A validade da seleção é até 2024 e sobre as demais contratações, Alexandre reitera: “A proposta é providenciar as nomeações até final da prorrogação e, ocorrendo o esgotamento dentro do prazo de vigência, tendo o novo concurso homologado, iniciamos as nomeações dos candidatos aprovados no concurso que se iniciou”.