O concurso TST ( Tribunal Superior do Trabalho) anuncia que edital com 300 vagas para juiz substituto foi divulgado! O certame é unificado e conta com a presença de 24 TRTs.
Vale lembrar que o edital prevê a reserva de ao menos 5% das vagas a pessoas com deficiência (15 oportunidades) e 20% a candidatos autodeclarados negros (60 ofertas), conforme determina a legislação.
Para se inscrever, é preciso acessar o portal oficial da Fundação Getulio Vargas, FGV, entre os dias 09 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 2023. A taxa de inscrição é R$ 320.
Vagas concurso TST
Ao todo são 300 vagas divididas entre várias unidades ao redor do país. Entretanto, é importante lembrar que as oportunidades estão divididas entre as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São Paulo, por sua vez, é o único estado que possui dois tribunais: o da 2ª Região, sediado na capital, e o da 15ª Região, em Campinas.
Confira a lista dos demais TSTs:
- Belo Horizonte (MG)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Alegre (RS)
- Salvador (BA)
- Recife (PE)
- Fortaleza (CE)
- Belém (PA)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
- Manaus (AM)
- Florianópolis (SC)
- João Pessoa (PB)
- Porto Velho (RO)
- São Luís (MA)
- Vitória (ES)
- Goiânia (GO)
- Maceió (AL)
- Aracaju (SE)
- Natal (RN)
- Teresina (PI)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
Como serão as provas TST?
As provas objetivas estão marcadas para 14 de maio. Contudo, os candidatos serão avaliados por meio de cinco etapas.
- Primeira Etapa – Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Segunda Etapa – Duas Provas Escritas (Discursiva e Prática), de caráter eliminatório e
classificatório:
a) prova escrita discursiva; e
b) prova prática, que consiste na elaboração de uma sentença trabalhista; - Terceira Etapa – com as seguintes fases, de caráter eliminatório:
c) inscrição definitiva;
d) sindicância da vida pregressa e investigação social;
e) exame de sanidade física e mental; e
f) exame psicotécnico; - Quarta Etapa – Prova Oral, de caráter eliminatório e classificatório; e
- Quinta Etapa – Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
De acordo com o edital, a, Prova Objetiva Seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, será realizada em todas as 24 cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho:
- Rio de Janeiro – RJ, São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG, Porto Alegre – RS, Salvador – BA, Recife – PE, Fortaleza – CE, Belém – PA, Curitiba – PR, Brasília – DF, Manaus – AM, Florianópolis – SC, João Pessoa – PB, Porto Velho – RO, Campinas – SP, São Luís – MA, Vitória – ES, Goiânia – GO, Maceió – AL, Aracaju – SE, Natal – RN, Teresina – PI, Cuiabá – MT e Campo Grande – MS.
Por sua vez, a segunda fase será no Distrito Federal. Vale lembrar que o (A) candidato(a) fará os Exames de Sanidade Física e Mental e Exame Psicotécnico no Distrito Federal, com profissionais indicados(as) pela Comissão Executiva Nacional, podendo, a critério do Presidente do CSJT, ser realizados com a colaboração dos Tribunais Regionais do Trabalho. Os exames serão custeados pelos(as) próprios(as) candidatos(as).
Já a Prova Oral será realizada no Distrito Federal, nas dependências do Tribunal Superior do Trabalho. O salário é de R$ 32.004,65.