O concurso TJ SP ( Tribunal de Justiça de São Paulo) está com edital na praça e inscrições abertas para 400 vagas no cargo de escrevente. O requisito de escolaridade estabelecido é nível médio. As remunerações são atrativas aos aprovados: salários de R$ 5,4 mil mais benefícios.
Sobre as nomeações, o juiz assessor da presidência do órgão, que também é responsável pelo setor de Recursos Humanos, Alexandre Andretta dos Santos, falou sobre os prazos e perspectivas das contratações.
Nomeações do concurso TJ SP
Com o principal objetivo de prover as unidades judiciais e administrativas com número de servidores suficiente para melhorar a prestação jurisdicional e o atendimento ao jurisdicionado, o certame foi anunciado. Todas as vagas são destinadas para a capital São Paulo.
Apesar de ter tido um edital em 2021, o juiz esclareceu que o número de convocações foi abaixo do necessário para as atividades do órgão. As contratações foram para vagas imediatas e formação de cadastro reserva.
“O concurso em vigência (de 2021) proporciona o incremento das unidades, no entanto, o número de candidatos habilitados é finito e, portanto, foi necessária a realização do novo concurso para possibilitar a continuidade de nomeação de mais novos servidores”.
De acordo com levantamentos que aconteceram em fevereiro, há ainda 800 candidatos remanescentes do último concurso aptos para nomeação. A validade da seleção é até 2024 e sobre as demais contratações, Alexandre reitera: “A proposta é providenciar as nomeações até final da prorrogação e, ocorrendo o esgotamento dentro do prazo de vigência, tendo o novo concurso homologado, iniciamos as nomeações dos candidatos aprovados no concurso que se iniciou”.
Novo concurso homologado no segundo semestre
O novo certame tem prazo para ser homologado no segundo semestre e as nomeações devem acontecer a partir do momento que não tiver mais candidatos remanescentes frutos do edital anterior.
É importante pontuar que o TJ de São Paulo tem o costume de convocar excedentes no decorrer do prazo de validade das seleções. Para Alexandre Andretta dos Santos, em caso de disponibilidade orçamentária para as nomeações, essa tendência deve ser seguida no novo concurso.
Ele ainda pontuou que novos estudos estão sempre sendo feitos a fim de promover o bom desenvolvimento das atividades de cada unidade judicial do órgão:
“Quanto às aposentadorias, apesar de mensalmente vários servidores completarem os requisitos para solicitá-la, muitos ainda permanecem nos quadros do Tribunal, não sendo possível adotar como critério para justificar a reposição do quadro funcional. É certo porém que, quando ocorre a aposentadoria de fato e a justificativa da necessidade da reposição do servidor ou servidora na unidade, a solicitação é avaliada pela Presidência para atendimento”.
Sobre concursos para outros cargos, o juiz não confirmou, contudo, destacou que análises estão sendo realizadas e a demanda de servidores está sempre em observação.
Sobre as inscrições do concurso TJ SP
As inscrições do concurso TJ SP ( Tribunal de Justiça de São Paulo) estão abertas. As vagas serão para escrevente. Ao todo são 400 oportunidades.
Os interessados poderão se inscrever até 28 de março, por meio do portal Vunesp. Vale lembrar que candidatos amparados pela Lei Estadual nº 12.782 puderam solicitar a redução de 50% do valor poderão solicitar isenção até o dia 24 de fevereiro, através do portal da banca.
Como se inscrever no concurso TJ SP?
Como mencionado, as inscrições serão realizadas no portal da banca. Siga o passo a passo abaixo:
- Acesse o site da Vunesp e clique em inscreva-se;
- Crie uma conta ou faça o login;
- Insira todos os dados pedidos no formulário;
- Responda o questionário obrigatório;
- Confirme a veracidade das informações.
Vagas concurso TJ SP
São 400 vagas, sendo de 300 são destinadas à ampla concorrência, enquanto 20 ficam reservadas às Pessoas com Deficiência (PcDs) e 80 para candidatos negros.
A jornada de trabalho será de 40 horas semanais. Além da remuneração de R$5.480,54, os aprovados ainda terão direito aos auxílios de alimentação, saúde e transporte.
Como serão as provas do concurso TJ SP?
O certame vai contar com provas objetivas e práticas. A fase objetiva, por sua vez, vai acontecer no dia 28 de maio. As 100 questões serão divididas entre:
- Língua Portuguesa (24 questões);
- Conhecimentos em Direito (40);
- Conhecimentos Gerais/Atualidades (seis);
- Conhecimentos Gerais/Matemática (seis);
- Conhecimentos Gerais/Informática (14); e
- Conhecimentos Gerais/Raciocínio Lógico (dez).
Levando em conta as disciplinas obrigatórias, os candidatos precisarão acertar, pelo menos, 50% dos blocos I (Português) e II (Direito). A prova prática só será paga levando em conta as seguintes classificações:
- ampla concorrência: 1.500ª posição;
- PcD: 100ª posição; e
- negros: 400ª posição.
O conteúdo será dividido em blocos:
BLOCO I: Língua Portuguesa;
BLOCO II: Conhecimentos em Direito;
BLOCO III: Conhecimentos Gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico)
De acordo com o edital, a prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o(a) candidato(a) deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, além do caráter classificatório. O bloco III terá apenas caráter classificatório.
A prova prática será parte da digitação e formatação de caráter eliminatório, buscará aferir o conhecimento e habilidades do(a) candidato(a), utilizando o editor de texto em microcomputador do tipo PC, em ambiente gráfico Microsoft Windows. A prova prática será avaliada na escala de 0 a 10 pontos, sendo APROVADO(A) o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 5 pontos.