O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) trabalha em prol do lançamento do edital do concurso TJ RN que vai ofertar vagas para técnico judiciário.
O certame está em processo de escolha da banca. Estão previstas 917 vagas, sendo que 448 para o cargo de técnico judiciário. Vale destacar que a carreira será um dos destaques desta seleção.
O principal motivo é o fato de que foi sancionada a Lei Complementar (LC) nº 709 e 715. De acordo com as novas regras, foram criadas 520 vagas para o cargo de técnico judiciário, que também passou a exigir apenas o nível médio completo.
Requisitos técnico judiciário
A escolaridade para o cargo é nível médio completo, sendo necessário apenas que os aprovados apresentem o diploma de conclusão por uma instituição privada ou pública reconhecida pelo MEC.
Como mencionado, o quantitativo de vagas criadas foram um total de 520 vagas. A informação se dá por meio da LC nº 709. Sendo assim, o próximo concurso TJ RN vai contemplar uma quantidade aproximada. Serão oferecidas, portanto, 448 oportunidades para a carreira, sendo 160 de provimento imediato e 288 para a formação de cadastro reserva.
A remuneração ainda não foi informada. Contudo, mediante os editais anteriores, os ganhos iniciais serão equivalentes a R$3.974,08, considerando a tabela remuneratória da LC nº 709.
As etapas do concurso devem sofrer um processo de modificação. Isso porque, este será o primeiro certame em que o cargo vai ser destinado às pessoas com nível médio como escolaridade.
No edital antigo, em 2001, o cargo exigia nível superior e a avaliação aconteceu através das provas objetivas e mais realização de prova de títulos.
Contudo, tudo indica que entre as disciplinas que estarão presentes no concurso TJ RN serão:
- Português;
- Conhecimentos Gerais e/ou Específicos;
- Lei de Organização Judiciária do Estado do Rio Grande do Norte; e
- Noções de Informática.
Quando vai sair o edital do concurso TJ RN?
O edital tem data marcada. Após a autorização, o edital tem o prazo de até 60 dias para ser liberado. De acordo com o presidente da comissão organizadora e desembargador, Amaury Moura Sobrinho: “A partir de agora, seguiremos com todos os procedimentos necessários para a contratação da empresa que irá elaborar as provas. O Tribunal tem todo interesse em elaborar o mais rápido, em face à nossa premente necessidade de servidores“.
Quanto à importância do certame, o desembargador pontuou a necessidade de contratação de novos profissionais. O próximo concurso TJ RN vai contar com as seguintes áreas:
- Nível médio: técnico judiciário (160 imediatas e 288 no cadastro reserva); e
- Nível superior: analista judiciário na área de Tecnologia da Informação (35 imediatas mais 144 no CR) e analista judiciário das áreas de Psicologia (12 + 68 no CR), Serviço Social (seis + 51 no CR), Contabilidade, Ciências Atuariais ou Economia (nove + 17 no CR), História ou Museologia (uma + seis no CR), Arquivologia (uma + seis no CR), Biblioteconomia (uma + seis no CR), Pedagogia (duas + seis no CR) e Direito (duas + 96 no CR).