O concurso Segurança PE (Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Científica de Pernambuco) avança e terão editais publicados em breve.
As bancas organizadoras dos concursos já foram escolhidas e o esclarecimento foi compartilhado através das redes sociais da deputada estadual Gleide Ângelo, após conversa com membros do Executivo.
Apesar de ainda não terem sido divulgados os nomes, os editais serão publicados ainda em 2022. “Obtive a Informação de que a Secretaria de Defesa Social já escolheu a banca organizadora dos concursos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Foi REAFIRMADO que o edital desses concursos sairá ainda este ano (2022)”.
De acordo com a deputada estadual Gleide Ângelo, as empresas que mandaram propostas foram: Cebraspe, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade de Pernambuco (UPENET).
O quantitativo de vagas forma anunciadas no início de setembro. Ao todo serão 4.741 vagas. Vale lembrar que a CPP – Câmara de Política de Pessoal da Secretaria de Administração já autorizou formalmente o concurso público.
Quantitativo de vagas do concurso Segurança PE
Confira abaixo as oportunidades com os cargos disponibilizados por corporação:
Polícia Militar:
- 2.400 vagas para soldados (praças);
- 180 vagas para oficiais.
Corpo de Bombeiros:
- 400 vagas para soldados (praças).
Polícia Civil:
- 1.200 vagas para agentes;
- 300 vagas para escrivães;
- 50 vagas para peritos papiloscopistas;
- 47 vagas para delegados.
Polícia Científica:
- 50 vagas para peritos criminais;
- 50 vagas para médicos legistas;
- 60 vagas para agentes de Medicina Legal;
- 4 vagas para agentes de perícia criminal.
Os salários ainda não foram divulgados, contudo, é importante lembrar que os cargos são para nível médio e superior.
Últimos editais
O concurso Segurança PE para Bombeiros assim como para PM tiveram editais liberados em 2018. A oferta foi de 580 vagas, sendo 500 para soldados da Polícia Militar, cargo de nível médio, e 80 para oficiais (sendo 60 para Polícia Militar e 20 para o Corpo de Bombeiros).
Os requisitos variavam de acordo com o cargo. Para o certame CBM PE os candidatos de quaquer área puderam candidatar, já para oficial da PM PE apenas para graduação em Direito. Além disso, as regras básicas são:
-
Ter, no mínimo, 18 anos completos na data de ingresso na carreira de militar do Estado e, no máximo, 28 anos na data de inscrição no concurso, considerando-se esta idade até o dia anterior à data em que o candidato completará 29 anos;
-
Ser habilitado para a condução de veículos automotores;
-
Ter altura mínima de 1,65m para homens e altura mínima de 1,60m para mulheres.
O quantitativo de questões variavam de acordo com o cargo. O certame para PM PE carreira de soldado foram aplicadas 60 questões, já para oficial PM PE um total de 70 questões. É importante destacar que os candidatos ainda foram avaliados por outras etapas como: exame de saúde, teste de aptidão física, e avaliação psicológica.