Concurso SEE PB 2022: Governador confirma estudos para novo edital

A Secretaria do Estado da Paraíba tem expectativa de abrir um novo edital de concurso público (Concurso SEE PB 2022) para o preenchimento de vagas no quadro de servidores. O Governo do Estado informou que já está realizando estudos para abrir o próximo certame da pasta.

No último dia 24 de maio, o governador João Azevêdo voltou a confirmar o edital de concurso da SEE-PB. Segundo o chefe do executivo estadual, o estudo busca identificar as áreas e as vagas necessárias na Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia.

“Fizemos um concurso público de mil professores e mais mil ainda dentro do mesmo concurso. Estamos fazendo estudo de um próximo concurso para definir que áreas em que vamos trabalhar”, disse o governador.

O concurso público SEE-PB está sendo avaliado pelo governo estadual desde janeiro. No início do ano, o secretário estadual de Educação, Cláudio Furtado, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, já havia antecipado que acontecia o levantamento de vagas e áreas do certame.

Na ocasião, o titular da pasta adiantou que o concurso SEE PB contaria com vagas para professor e outras áreas, a depender da necessidade. Como por exemplo, psicólogos e assistentes sociais.

“A gente sabe que, hoje, profissionais como psicólogos e assistentes sociais são profissionais da Educação. Há um bom tempo, esses profissionais não podiam ser contratados pela Educação e são extremamente necessários para rede de ensino”, explicou. 

O edital do concurso SEE-PB tem expectativa de contar com 1.000 vagas.

 “É um concurso de grande porte. O último mobilizou mais de 40 mil pessoas, mas a gente está fazendo estudo sim para a realização dessas vagas”, disse o secretário. 

O concurso para professores da Paraíba é uma das metas da atual gestão do estado. No planejamento inicial, o governo previa a publicação de um edital por ano, com oferta de mil vagas cada.

Sendo assim, a intenção do governo era chegar ao fim da gestão com 4 mil novos docentes em todo o Estado. Todavia, as seleções de 2020 e 2021,  foram adiadas por conta da pandemia do Coronavírus.

Último concurso SEE PB foi em 2019

O último edital de concurso público SEE-PB foi aberto em 2019. Na época, o certame trouxe 1.000 vagas para o cargo de Professor, distribuídas na área de licenciatura em diferentes áreas de interesse. O certame recebeu cerca de 40 mil inscritos.

O edital do concurso SEE-PB 2019 para Professor trouxe vagas para especialidades de Artes (72), Biologia (150), Educação Física (68), Filosofia (06), Física (47), Geografia (72), História (78), Língua Espanhola (18), Língua Inglesa (61), Português (195), Matemática (199), Química (28) e Sociologia (06). O vencimento foi de R$ 2.110.12 (dois mil cento e dez reais e doze centavos). A jornada de trabalho fixada foi de 30 (trinta) horas semanais.

O concurso contou com provas objetivas e avaliação de títulos. A prova objetiva teve duração de 4 (quatro) horas, incluído o tempo de marcação na Folha de Respostas.

A Prova Objetiva trouxe 50 (cinquenta) questões distribuídas por áreas de conhecimentos. Cada questão da prova objetiva trouxe 4 (quatro) alternativas, sendo que cada questão contou com apenas 1 (uma) alternativa correta, pontuadas conforme o edital. Foi atribuída pontuação 0 (zero) às questões com mais de uma opção assinalada, questões sem opção assinalada, com rasuras ou preenchidas a lápis.

A prova para todos os cargos contou, com exceção da função de Língua Portuguesa, com questões de Língua Portuguesa (10), Legislação Básica em Educação (10), Conhecimentos Pedagógicos (10) e Conhecimentos Específicos (20).

A prova para área de Língua Portuguesa contou com questões de Legislação Básica em Educação (10), Conhecimentos Pedagógicos (10) e Conhecimentos Específicos (30).

O candidato precisou obter 50% (cinquenta por cento) ou mais do total de pontos previstos na Prova Objetiva para não ser eliminado do concurso público.

A Prova Objetiva foi aplicada nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, Catolé da Rocha, Cuité, Guarabira, Itabaiana, Itaporanga, João Pessoa, Mamanguape, Monteiro, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Sousa no Estado da Paraíba. Veja aqui o último edital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.